Página inicial > Alegrete > Neabi do Campus Alegrete oferta formação antirracista para educadores
Notícias Alegrete

Neabi do Campus Alegrete oferta formação antirracista para educadores

Publicado em Quinta, 11 de Julho de 2024, 14h36 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFFar - Campus Alegrete promove, por mais um semestre, a Formação Pedagógica "Educação Antirracista: a Lei 10.639/2003 e a aplicação nas escolas". Além de debater formas de ensino, a formação promove o entendimento e a conscientização sobre questões raciais no ambiente escolar.

Projeto Extensão Márcio.png

O curso é voltado para todos os educadores (professores, supervisores, orientadores pedagógicos) e discute metodologias, fontes e estratégias para abordar esse tema tão relevante e delicado em sala de aula. Também visa preparar educadores para lidar com a diversidade racial de maneira inclusiva e respeitosa, além de colaborar no combate ao racismo estrutural presente na sociedade.

A formação pedagógica está em sua segunda edição e é ministrada pelo servidor Márcio Ferreira Sônego, o qual é Dr. em História, pela UFSM, e atua na Coordenação de Ações Afirmativas (CAA), principalmente no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFFar - Campus Alegrete.

A Lei 10.639

A Lei 10.639, de 2003, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, para incluir no currículo da rede de ensino (pública e privada) a OBRIGATORIEDADE da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", para ensino fundamental e médio. Essa lei estabelece a importância de ensinar a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira, e as contribuições dos negros na formação da sociedade nacional, nas áreas social, econômica e política. A alteração da lei incentiva uma educação mais inclusiva e fortalece a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira nas escolas.

Para levar a Formação Pedagógica para a sua escola, interessados podem entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ para fazer o agendamento. O projeto atende a cidade de Alegrete e região.