Página inicial > Alegrete > Alunas do Técnico em Informática estão na etapa estadual do Desafio Liga Jovem do Sebrae
Notícias Alegrete

Publicado em Terça, 06 de Agosto de 2024, 14h24 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

No dia 1º de agosto, as alunas Iasmin Dembinski da Silva, Rafela de Menezes e Izabel de Oliveira Boaventura, do curso Técnico em Informática Integrado do Campus Alegrete, tiveram o Projeto "Renova Lar & Acolhe" selecionado para a etapa estadual na modalidade Educação Profissional do Desafio Liga Jovem. A competição é organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Design sem nome.png

O trabalho é orientado pelo Prof. Carlos Alexandre Silva dos Santos, que destaca que a iniciativa partiu das próprias estudantes, e que tem muito orgulho de vê-las preocupadas em desenvolver soluções em benefício da comunidade, e também por estarem aplicando os conhecimentos que aprenderam ao longo do curso.

liga-jovem.jpg

O evento está na sua segunda edição e é a maior competição gratuita entre equipes de estudantes de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas ou comunidades, usando a tecnologia. Na etapa estadual, as equipes selecionadas apresentarão seus projetos ao vivo para uma bancada de jurados online. Serão 4 bancas por estado, que definirão 1 grupo vencedor, de cada categoria que passa para a próxima etapa. Os próximos classificados terão a etapa regional e logo, a grande final. Maiores informações sobre o evento podem ser conferidas aqui.

O PROJETO

Diante deste cenário devastador de destruição que ocorreu no estado do Rio Grande do Sul, por causa dos grandes volumes de chuvas, em maio de 2024, as estudantes, com o apoio do orientador, resolveram criar um projeto intitulado "Renova Lar & Acolhe". O projeto inclui a criação de um website no qual pessoas que foram afetadas pela enchente podem encontrar uma moradia temporária segura, que ofereça condições mínimas de subsistência e de conforto enquanto suas casas passam por um processo de restauração. Além disso, o sistema também visa facilitar o processo de reparos ou substituições de mobiliários que foram comprometidos pela enchente por meio de doações.