Página inicial > Alegrete > Estudantes de Ciências Biológicas do IFFar viajam por três biomas brasileiros
Notícias Alegrete

Estudantes de Ciências Biológicas do IFFar viajam por três biomas brasileiros

Publicado em Segunda, 26 de Agosto de 2024, 08h00 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Entre os dias 4 e 11 de agosto, 50 estudantes e servidores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas dos campi Alegrete, Júlio de Castilhos e Panambi do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) embarcaram em uma viagem de estudos que os levou a explorar três dos principais biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

A aventura começou com uma imersão na exuberante Mata Atlântica, onde o grupo visitou o Parque das Aves e as majestosas Cataratas do Iguaçu, no Paraná. Além de apreciar a grandiosidade das quedas d’água e a vegetação ao redor, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre a biodiversidade local, marcando o início de uma rica jornada educativa.

111.jpg

De lá, seguiram para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde tiveram a oportunidade de conhecer o Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo. Essa visita proporcionou uma imersão única no ecossistema do Pantanal, destacando a importância da preservação desse Bioma.

A experiência no Bioparque foi complementada por uma intensa exploração do Cerrado, realizada na Serra de Maracaju, em Aquidauana. A trilha e a escalada na serra revelaram a riqueza da flora e fauna local, reforçando o valor das interações práticas com o ambiente natural.

222.jpg

A viagem também levou o grupo à Base de Estudos do Pantanal (BEP), administrado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Corumbá. No caminho até a BEP, o fogo que há meses devora a vegetação nativa foi testemunhada pelos estudantes. Nenhum livro ou noticiário impactou tanto quanto a experiência ao vivo.

O dia seguinte mudou a paisagem e, apesar do frio e da chuva, os estudantes mantiveram o entusiasmo em alta. Navegando pelo rio Miranda, avistaram animais e apreciaram a mata ciliar, repleta de ipês-roxos em flor. A trilha guiada por Luiz Índio foi um dos momentos marcantes, permitindo uma imersão no conhecimento sobre a vegetação, fauna local e a história das populações indígenas.

À noite, o grupo participou de um passeio de barco para observar a fauna noturna e assistiu a uma palestra sobre o Projeto Ariranhas, ministrada pela professora do IFFar Caroline Leuchtenberger, coordenadora do projeto.

444.jpg

Em Bonito, o grupo visitou o Balneário Municipal e se aventurou nas águas cristalinas, conhecendo novas paisagens e espécies do Pantanal. O último dia foi dedicado a conhecer dois dos principais cartões-postais da região: a Gruta do Lago Azul e o Aquário Natural. A beleza das estalactites e estalagmites na gruta e a experiência de mergulhar nas águas do aquário, observando de perto a fauna e flora aquática, fecharam com chave de ouro essa jornada de estudos.

666.jpg

A Biotrip foi uma experiência transformadora para os futuros Biólogos educadores do IFFar. Ao longo dos sete dias de viagem, os participantes não apenas expandiram seus conhecimentos sobre a biodiversidade brasileira, mas também vivenciaram de forma concreta a importância da preservação dos biomas visitados. Essa expedição ficará marcada na memória de todos como uma imersão inesquecível no Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica.

E agora, para onde iremos? Quer ir junto conosco?

Texto: Jonas Sponchiado e Erikcsen Augusto Raimundi