Página inicial > Alegrete > Alunos do Técnico em Informática participam da Olimpíada Brasileira de Robótica
Notícias Alegrete

Alunos do Técnico em Informática participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado em Terça, 01 de Outubro de 2024, 14h37 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Os alunos do Curso Técnico em Informática tiveram a oportunidade de participar, pela primeira vez, da Olimpiada Brasileira de Robótica - evento nacional destinado a alunos de 16 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico. O evento é dividido em duas modalidades: teórica e prática.

A modalidade teórica (nível 5 - referente ao ensino médio), aconteceu dia 07 de agosto, no Campus Alegrete. Esta modalidade é dividida em etapa eliminatória e etapa final. Na primeira etapa, três alunos receberam medalhas de classificação, porém somente os dois primeiros foram classificados para a segunda etapa: 1º) João Vitor da Conceição Machado; 2º) Raquel Bueno Fortes; 3º) Luiza Teodoro Martins. A prova virtual da segunda etapa foi aplicada no dia 16 de setembro e o rankeamento nacional de classificação ainda não foi divulgado.

A modalidade prática, em equipes, aconteceu em Porto Alegre, no dia 28 de setembro. Participaram da equipe na modalidade de resgate: Alycia Montardo Lima (1º ano), João Vitor da Conceição Machado (3º ano), Ane Beatriz Macedo dos Santos (2º ano) e Bruno Bandolt Thompson Flores (1º ano). Comparecerem no evento os estudantes João Vitor, Bruno e Mariane Camargo Garcia (3º ano).  Na modalidade de resgate, a equipe deve construir um robô autônomo que seja capaz de resgatar vítimas em um ambiente de desastre passando por todos os perigos do caminho, sem intervenção humana.

IMG_20240928_163948374_HDR.jpg

A equipe não foi classificada para a etapa nacional mas, segunda a Prof.ª Orientadora, Daniele Fernandes e Silva, os alunos tiveram uma grande experiência de interação com as outras equipes e com o ambiente competitivo, incentivando a aprendizagem colaborativa.

Olimpiada Brasileira de Robótica

A OBR busca se adaptar tanto ao público que nunca teve contato com robótica quanto às escolas que já integram a robótica educacional, com o propósito de inspirar os jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas. Nosso conteúdo integra robótica e inteligência artificial com as disciplinas escolares, demonstramos que todo conhecimento pode ser aplicado para desenvolver soluções práticas e tecnologias avançadas.