Página inicial > Alegrete > Dia Nacional do Surdo é celebrado com a realização de um encontro em homenagem aos surdos de Alegrete
Notícias Alegrete

Publicado em Quarta, 02 de Outubro de 2024, 14h39 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Uma parceria do IFFar - Campus Alegrete, Unipampa, empresa de Comunicação em Libras - COMLI, Prefeitura Municipal de Alegrete e Escola Lions Clube, promoveu na última quinta-feira, 26, o 1º encontro em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, com o tema: “Café e consciência Surda”.

O evento aconteceu no Auditório Márcia Cera, da Unipampa, em Alegrete, e teve como objetivo fomentar reflexões e debates sobre a educação de estudantes surdos, além de destacar os avanços e direitos do público surdo na Rede Pública Municipal de Ensino.

IMG_20240926_180034.jpg

A celebração integra as atividades do PROJETO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS, e teve como foco fortalecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras), valorizar as características culturais, as identidades surdas, bem como discutir o processo de educação bilíngue para surdos em Alegrete.

O Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, é marcado por ações e reflexões sobre a inclusão das pessoas surdas em várias áreas, como mercado de trabalho, educação, mídia e políticas públicas. O mês de Setembro visa a consciência surda acerca de reflexões sobre diversas áreas, como mercado de trabalho, políticas públicas, acessibilidade e educação. O movimento, iniciado em 2017, busca promover o encontro da comunidade surda, diversão, discussão e a luta pelos direitos das pessoas surdas.