Página inicial > Alegrete > O Clube de Realidade Virtual e Aumentada, projeto de ensino coordenado pelos professores Bernardo Henz, Daniele Fernandes e Silva, Jaline Mombach e Edison Jhonatan Moura, realizou atividades na Feira do Livro de Alegrete, representando os cursos Técnico e
Notícias Alegrete

Publicado em Terça, 18 de Julho de 2017, 16h21 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior
No dia 5 de julho o Clube de Realidade Virtual e Aumentada, projeto de ensino coordenado pelos professores Bernardo Henz, Daniele Fernandes e Silva, Jaline Mombach e Edison Jhonatan Moura, realizou atividades na Feira do Livro de Alegrete, representando os cursos Técnico em Informática e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Com organização e apoio do Prof. Daniel Temp (coordenador do Eixo Informação e Comunicação) e Prof. Marcos Konzen (coordenador ADS), os alunos André Montanha e Rudieri Bauer realizaram demonstrações interativas dos projetos desenvolvidos no Clube.
  • Labirinto 3D: trata-se de jogo tridimensional criado pelos alunos da ADS Ângelo Vieira, Gian Motta e Rudieri Bauer como ferramenta de apoio à disciplina de Programação I. Os jogadores precisam encontrar chaves no labirinto e responder perguntas das portas para passar de fase.
  • Aplicações imersivas em óculos de realidade virtual: a fim de divulgar as tecnologias imersivas, os participantes da Feira puderam explorar o labirinto 3D desenvolvido pelos alunos e também outras aplicações, como simulação de roda gigante, jogos com controles por movimentos e outros.
  • Passeio no Campus Alegrete: o aluno André Montanha modelou o Campus Alegrete para que as pessoas da feira pudessem passear virtualmente pelo Campus.
  • Realidade Aumentada e Geometria Espacial: para demonstrar o funcionamento da realidade aumentada, o aluno André Montanha também desenvolveu um aplicativo que ao apontar para marcadores em papel, gera versões tridimensionais dos sólidos geométricos na tela do celular.
O público prestigiou as atividades e avaliou de forma positiva as novas tecnologias.

"A participação na feira do livro foi de bom proveito, pois adquiri experiência em eventos fora de aula, como não tinha participado de outros. Foi interessante pelo fato de haver bastante público, porque os projetos chamaram a atenção como são novidades hoje em dia" (depoimento de André Montanha, aluno do 1º ano do Curso Técnico em Informática).

"O evento proporcionou a mim muitas oportunidades de interação com o público, ouvir relatos de experiencias e ver como o nosso trabalho foi bem aceito pelas pessoas presentes ali foi muito gratificante com certeza me ajudará muito durante minha formação acadêmica, além de ser um grande incentivo para continuar desenvolvimento pois receber o feedback assim do público faz com que ficamos muito felizes com o que construímos e ao mesmo tempo nos incentiva a melhorar visto que comentários feitos pelos utilizadores demonstras aspectos a serem incrementados. Avalio minha participação como uma experiencia muito gratificante, e essencial para conseguir evoluir dentro da área em que estamos estudando e me preparar para o que está por vir adiante" (depoimento de Rudieri Bauer, aluno do 3º semestre ADS).