Página inicial > Alegrete > Alunos do cursos de Licenciatura em Química participam do 37º EDEQ
Notícias Alegrete

Alunos do cursos de Licenciatura em Química participam do 37º EDEQ

Publicado em Terça, 21 de Novembro de 2017, 08h26 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

Um grupo de professores e estudantes do curso superior de licenciatura em química participou nos dias 9 e 10 de novembro do 37° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, na cidade de Rio Grande/RS. Os EDEQ’s são encontros anuais onde se objetiva, principalmente, fortalecer a área de Educação Química, como modo de valorizar e reconhecer o papel da docência em Química nas escolas da Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul, bem como refletir sobre o papel da pesquisa, a disseminação dos resultados e suas relações com o espaço da sala de aula, permitindo uma aproximação entre professores da educação básica e pesquisadores.

No evento, os estudantes apresentaram cinco trabalhos desenvolvidos no PIBID do curso e durante o componente curricular Prática enquanto Componente Curricular (PeCC), que propicia o contato do estudante com o ambiente de trabalho profissional docente a partir do primeiro semestre do curso. A estudante Emanuele Duarte apresentou o trabalho “A utilização do ‘dia da fruta’ como método de ensino de química”, realizado no PIBID. Como resultado de seus projetos de PeCC, a estudante Francieli de Oliveira apresentou o trabalho “Transformação química: a sala de aula como um espaço alternativo para a realização de atividades práticas investigativas”, o estudante Anthoni Ferrari apresentou ”Construindo conceitos sobre densidade através da experimentação de uma perspectiva investigativa”, Paulo Vitor Figueiredo e Angelita Machado apresentaram “A experimentação através de uma abordagem investigativa para a construção do conhecimento químico” e, ainda, a estudante do curso Renata Holzschuh apresentou sua pesquisa intitulada “Densidade: uma proposta de atividade prática investigativa no ensino de ciências”.

Na oportunidade, os estudantes também socializaram um vídeo feito durante dois momentos de pré-encontros realizados no campus, onde se refletiu sobre a poesia como linguagem através da qual a química também se expressa. Na oportunidade, os estudantes criaram poesias que foram socializadas com os demais participantes do EDEQ através de um vídeo.

Os coordenadores da atividade, professores Samuel Robaert e Glaucia Oliveira Islabão acreditam que a realização do pré-encontro e a participação no evento propiciaram intensa aprendizagem e significativas trocas de experiências entre os estudantes do curso e outros estudantes de universidades e institutos federais de todo o sul do país, colaborando para a formação inicial dos estudantes.