Página inicial > CR São Gabriel > Coordenadora do centro participa de reunião na reitoria
Notícias CR São Gabriel

Coordenadora do centro participa de reunião na reitoria

Publicado em Sexta, 26 de Abril de 2024, 13h55 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nesta quinta-feira (25), a Coordenadora Geral do Centro de Referência de São Gabriel, Lurdes Zanchetta, participou de agenda na reitora do IFFar, acompanhado a representação do município de São Gabriel em uma reunião com a reitora Nídia Heringer e Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional para tratar da expansão da Rede EPT. Em pauta, a possibilidade de implantação de mais unidades de institutos federais além das já anunciadas pelo governo federal. O município busca transformar o Centro de Referência em um campus.

Comitiva São Gabriel 25 04 24

Foto: Representação de São Gabriel reafirma interesse de um campus do IFFar na cidade/ARP

Em reunião realizada no Gabinete da reitoria do IFFar, na última quinta-feira (25), o prefeito de São Gabriel Lucas Menezes e a presidência do Comitê Pró-IFFar de São Gabriel, reforçaram o interesse do município em receber um campus do IFFar, neste processo de consolidação e expansão da rede federal de ensino. O prefeito ressaltou que, embora o município não tenha sido contemplado nesta fase inicial, a proposta apresentada atende a todos os requisitos necessários, e que continuará as articulações locais e nas esferas governamentais pela implantação do campus.

Lucas Menezes comunicou que irá renovar junto ao Ministério da Educação as contrapartidas municipais ofertadas, durante ida a Brasília para participar da marcha dos prefeitos, e que pretende aproveitar a ocasião para realizar agendas no Ministério da Educação e buscar o apoio de parlamentares da região. O prefeito Lucas também destacou que São Gabriel já conta, desde 2014, com um centro de referência do IFFar, e que acredita que a partir do plano do governo federal de ampliação de institutos federais no país, priorizando a interiorização da oferta de educação profissional e tecnológica, o municípo reúne todas as condições para ter seu centro de referência transformado em um campus, uma vez que o governo já manifestou a possibilidade de criar mais unidades além das já anunciadas.

Reunião Comitiva São Gabriel 25 04 24

Foto: Reunião no Gabinete da reitoria com equipe de gestão do IFFar, Coordenação do CR São Gabriel, prefeito e comitê Pró-IFFar/ARP

A reitora Nídia Heringer reafirmou a intenção do IFFar de alcançar, no mínimo, seis novos campi nesta etapa de implantação. Ela explicou que a ampliação dos institutos federais no país passa não só pela criação de novas unidades, mas também pela transformação em campus de Campi Avançados e Centros de Referência já existentes na rede federal. Atualmente, a rede conta com 79 campi avançados, dos quais 18 devem ser transformados em campus ainda neste semestre, conforme a Portaria do MEC nº 01/2024. Em relação aos centros de referência em funcionamento, a reitora disse que está em curso uma análise individual pela Setec, e de 5 a 8 centros devem ser transformados em campus também neste semestre.

Também foram abordadas potenciais parcerias e projetos de extensão na área de agroindústria, assim como a viabilidade de estabelecer uma incubadora tecnológica ligada ao Centro de Referência de São Gabriel. O objetivo é promover a capacitação de produtores rurais locais e estimular o desenvolvimento de negócios na área.