Página inicial > Frederico Westphalen > Encerramento da II Semana Acadêmica do Curso de Administração registra público recorde
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Terça, 04 de Setembro de 2018, 10h28 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

A II Semana Acadêmica do Curso de Administração (II SAA) do campus Frederico Westphalen ocorreu de 27 a 30 de agosto e teve como foco discutir a temática Crises e Oportunidades: Desafios da Gestão. Acredita-se que os momentos de crises são também momentos de oportunidades de inovar e de se reinventar. O evento promoveu, nesta sua II edição, a ação social de arrecadação de alimentos não perecíveis para doação a entidades assistenciais.

Nesta Semana Acadêmica foi destque o Projeto de Ensino Miniempresa desenvolvido pelos acadêmicos do 6º semestre do Curso de Administração, os acadêmicos estiveram expondo ao longo da semana produtos oriundos do projeto e apresentando a concepção desta atividade formativa.

Em continuidade a programação da II SAA, a noite da última terça-feira (28) contou com duas atividades: Palestra intitulada “Oportunidades de Trabalho no Cenário Regional” com Ana Claudia Busatto, Assessora de Gestão de Pessoas do Sicredi Alto Uruguai RS/SC, e um Painel que debateu a “Reforma Trabalhista e seus Impactos”.

Para o Painel estiveram presentes: Anna Cristina Xavier, Engenheira Agrônoma, o Advogado Vítor Giacomini e o Contador Alessandro Dalpiva.

O debate entre os participantes apresentou alguns aspectos da reforma trabalhista e trouxe à tona posicionamentos divergentes entre os convidados. Entre os pontos debatidos o mais polêmico foi a contratação na modalidade Trabalho Intermitente, visto como positivo pelo contador Alessandro Dalpiva, pois permite contratar o trabalhador somente para as horas que ele realmente se faz necessário no local de trabalho, conferindo maior flexibilidade ao empregador, e reconhecido como ponto negativo por Anna Cristina, pois, se o trabalhador não sabe quantas horas irá trabalhar no mês e quanto será seu pagamento, como o trabalhador poderá fazer seu planejamento financeiro e assumir dívidas? Reflexo dessa nova modalidade de contratação seria sentido principalmente no comércio, segundo a painelista.

Nesse ponto o advogado Vitor Giacomini ressaltou a importância de ambas as partes, empregador e empregado, conversarem e verificarem o que é melhor para cada um dos envolvidos, pois talvez a jornada intermitente não seja o ideal para um pai de família, mas pode se encaixar muito bem para um estudante que deseja trabalhar e ter uma fonte de renda, sem comprometer o tempo de estudo, descanso e lazer com uma jornada regular de 44 horas de trabalho semanal.

Foi uma noite bastante interessante e produtiva que não esgotou todos os assuntos relacionados a nova lei, mas que apresentou de maneira categórica a Reforma Trabalhista e seus Impactos.

A noite de quarta-feira (29) direcionou atividades para os seguintes minicursos - “LinkedIn: Conectando você ao mercado de trabalho”, ministrado pelo Professor do IFFar/FW, Rodrigo Melz. “Inserção no Mercado de Trabalho: Preparação para processos seletivos”, ministrado pelos Professores do IFFar/FW Vivian Costa e Pedro de Gois. “Noções intermediárias de Excel”, ministrado pelo Coordenador do Curso de Administração, Stephano Nunes e o minicurso “Desvendando o Universo Stricto Sensu: Como ingressar na Pós-Graduação” ministrado pelo professor convidado da UFSM – Palmeira das Missões, Nelson Machado Pinto.

Na última quinta-feira (30) noite de encerramento da II Semana Acadêmica do Curso de Administração o Salão Social do IFFar/FW recebeu os Empresários Ramir Severiano – Diretor Geral da Vitrola e Nelci Bakoff – Presidente da Bakof Tec para o Talk Show – Desafiando o Mercado. As discussões foram moderadas pela Profª do IFSul, Marineiva Manganelli. Os empresários trouxeram reflexões sobre as mudanças do atual cenário político e econômico, e a necessidade de contínua inovação, adaptação e gestão consciente e sustentável.

A Coordenadora do evento, Anieli Bulé registrou em seu discurso de encerramento, agradecimento a todos os envolvidos no planejamento e execução da Semana Acadêmica, especial a Comissão Organizadora, Docentes e Discentes e aos Patrocinadores e Apoiadores do encontro acadêmico. O encerramento da II SAA atingiu público recorde superior a 300 pessoas, refletindo em aproximadamente 1200 acadêmicos da comunidade interna e externa nas quatro noites de evento.