Página inicial > Frederico Westphalen > TSI promove painel sobre a presença feminina na área da tecnologia: oportunidades, desafios e reconhecimento
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Segunda, 10 de Setembro de 2018, 11h20 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

A Coordenação de Ações Inclusivas do Campus Frederico Westphalen (CAI/FW) por meio do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) e apoio da Coordenação do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI), promoveram no dia 04 de setembro (terça) um painel sobre a presença feminina na área da tecnologia. Para desenvolver o tema foi convidada a sócia-proprietária da empresa Tchê Turbo, Sônia Mara Cenedese Bastian, e a professora de Geografia Elis Botton - integrante do Nugedis - para falar acerca do que é o Nugedis, seu papel na instituição bem como abordar o assunto assédio no ambiente laboral e acadêmico e que instâncias devem ser procuradas para auxílio. O público-alvo da atividade foram as/os estudantes do TSI e docentes do curso.

Sônia realizou uma relato da sua trajetória profissional como mulher em uma empresa de tecnologia na qual predominam homens como colaboradores. Mencionou seus principais desafios e o reconhecimento do lugar que ocupa hoje na empresa. Afirma que o fator cultural possui muita relevância nas escolhas profissionais que a mulher realiza, exemplificando com sua história de vida. No entanto afirma que não se trata de disputas entre homens e mulheres por espaços ou superioridade e sim de união e equidade de gênero.

A professora Elis, explicitou o porquê da existência do Nugedis no IFFar e, na sequência, explicou sobre o conceito de assédio e seus tipos. O assunto foi trabalhado de forma contextualizada, com dados do IBGE da população economicamente ativa com o recorte de gênero e com situações do cotidiano incluindo os conteúdos que são publicados nas redes sociais e que, em sua maioria, disseminam o ódio e o preconceito associados a gênero, colocando a mulher em posição de inferioridade.

Ao final, o coordenador do TSI, professor André Fiorin, ressaltou a importância dos temas tratados na noite para a formação profissional das/os estudantes e que perpassam por princípios essenciais em qualquer área do conhecimento e de atuação, dentre eles respeito ao ser humano.

No encerramento, realizou-se o sorteiro de um brinde, cortesia da Tchê Turbo. O aluno contemplado foi Dieysson Carlos de Souza.