Página inicial > Frederico Westphalen > Mostra Regional de Ciências - MOSTRA IFFAR
Notícias Frederico Westphalen

Mostra Regional de Ciências - MOSTRA IFFAR

Publicado em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 09h25 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

A realização da Mostra Regional de Ciências, em sua oitava edição, representa a consolidação de um projeto pedagógico de iniciação científica, promovido pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen em parceria com a 20ª CRE - Coordenadoria de Educação do estado do Rio Grande do Sul.

Os projetos de pesquisa escolar são uma alternativa metodológica para desenvolver propostas socioconstrutivistas de educação. Sob esta ótica o desenvolvimento humano, ocorre por meio de trocas entre parceiros sociais e por interação com o meio, através de um processo de mediação. O conhecimento e o entendimento são construídos quando os indivíduos se envolvem socialmente em conversações e atividades sobre problemas e tarefas em comum. Desta forma, conferem significado, através de um processo de diálogo.

A organização e a realização da Mostra de Ciência envolve a participação direta de servidores docentes, servidores técnico-administrativos em educação e discentes colaboradores. Conta com uma Comissão Organizadora e um Comitê Científico, que tem suas atribuições para que o evento possa acontecer.

A Mostra faz parte do esforço de valorização da iniciação científica e procura articular ações com outras escolas da região para dar aos alunos a oportunidade de exporem os seus trabalhos à comunidade escolar. Este evento disponibiliza conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, além de infraestrutura e recursos humanos para implementar um projeto pedagógico em benefício da comunidade. Trata-se de um espaço de interação socioacadêmica, através da participação e contribuição efetiva das redes estaduais, municipais e particulares de ensino. Por meio dessa heterogeneidade de olhares, a Mostra tem conseguido trazer para o IF Farroupilha - Campus Frederico Westphalen diferentes perspectivas e abordagens resolutivas frente a problemáticas da realidade local.

Apostando nessa possibilidade de construção e troca de saberes, de conhecimento e de práticas educativas, convidamos a todos a participarem da Mostra Regional de Ciências do IF Farroupilha Campus Frederico Westphalen, que acontecerá nos dias 14/09/2022 e 15/09/2022, no Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen.

Contamos com a sua participação!

Para submeter seu trabalho acesse o site: mostra.fw.iffarroupilha.edu.br/2022

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos na 8ª Mostra Regional de Ciências entre os dias 11 jul a 29 ago.

A Mostra irá acontecer nos dias 14 e 15 de setembro de 2022 nas dependências do IFFar campus Frederico Westphalen.

Deseja submeter seu trabalho? Veja como fazer!

1. Acesse o site da 8ª Mostra Regional de Ciências - mostra.fw.iffarroupilha.edu.br/2022

2. Clique na aba – Enviar Trabalho

3. Se você ainda não está cadastrado como usuário, faça seu cadastro.

4. Se você já é um usuário cadastrado e deseja submeter seu trabalho clique no link para se identificar para o sistema.

Obs: Leia atentamente o Regulamento da Mostra de Ciências 2022.