Página inicial > Frederico Westphalen > Queremos ouvir você: Está aberta a Autoavaliação Institucional do IFFar, de dia 29 de agosto a 16 de setembro
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 13h15 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

O processo de Autoavaliação Institucional 2022 do IFFar ocorre de 29 de agosto a 16 de setembro. Durante o processo, servidores, estudantes do IFFar e membros da sociedade civil poderão responder a questionários sobre a atuação da instituição.

Autoavaliacao_noticia26082022_720x381-equal.jpg

A Autoavaliação é um processo anual de caráter diagnóstico, formativo e coletivo para identificar o perfil institucional e o significado de sua atuação por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atende aos princípios da lei nº 10.861/2004 que criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

O acesso aos formulários de Autoavaliação se dá através do link questionarios.iffarroupilha.edu.br. O interessado em responder ao questionário deve escolher o formulário que representa seu segmento (servidor, aluno ou sociedade civil) e informar o CPF para realizar o login. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) destaca que a participação no processo se dá de forma anônima. O CPF é pedido apenas para acessar o sistema, não havendo ligação entre ele e as respostas aos questionários.

O processo de Autoavaliação Institucional foi pauta da última reunião do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir), realizada no dia 17 de agosto. No encontro, foi informado que em 2022 o período de realização da Autoavaliação foi antecipado em relação à pesquisa realizada no ano anterior. A razão da antecipação é permitir que os dados gerados pela pesquisa possam ser utilizados para o planejamento das ações institucionais a serem realizadas em 2023.

No ano passado, durante a realização do último processo de Autoavaliação, a então coordenadora substituta de Avaliação Institucional do IFFar, Nadia Belinazo, destacou a importância e o desafio de desenvolver a cultura da autoavaliação no IFFar: “somente olhando para os fazeres e organizações institucionais poderemos verificar o quanto já avançamos, e, da mesma forma, propor novos e melhores procedimentos para que o IFFar atinja, na plenitude, a missão e os valores pactuados coletivamente".

Os relatórios de Autoavaliação gerados nas pesquisas anteriores estão disponíveis neste link. (https://www.iffarroupilha.edu.br/comissoes-permanentesif/comiss%C3%A3o-pr%C3%B3pria-de-avalia%C3%A7%C3%A3o/regulamentos-relatorios-cpa)