Página inicial > Frederico Westphalen > 7ª edição do Encontro Anual de Tecnologia da Informação - EATI
Notícias Frederico Westphalen

7ª edição do Encontro Anual de Tecnologia da Informação - EATI

Publicado em Sexta, 11 de Novembro de 2016, 14h41 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Aconteceu nesta semana (de 07 a 10 de novembro) a 7ª edição do Encontro Anual de Tecnologia da Informação - EATI.

O EATI é um evento promovido em conjunto pelos cursos de Tecnologia da Informação da Universidade Federal e Santa Maria (Campus de Frederico Westphalen) e o Instituto Federal Farroupilha (Campus Frederico Westphalen), com o objetivo de promover a integração dos alunos de diferentes instituições, o acesso ao conhecimento científico e inovações tecnológicas. É o momento em que alunos, professores e demais participantes podem trocar experiências e informações nas áreas envolvidas e demais áreas interligadas a TI.

Neste ano, o EATI contou com a parceria do STIN (Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul). O STIN é um evento itinerante que anualmente é sediado por uma instituição de ensino superior da Região Noroeste do RS. Também em sua 7ª edição, o STIN tem como objetivos: promover discussões e divulgação de produções acadêmicas, de pesquisas e de soluções empresariais na área de Tecnologia da Informação (TI) considerando o contexto e as potencialidades regionais.

As palestras foram foram divididas em 3 noites com a seguinte programação:
  • 07/11 - Vida de Programador, com André Noel
  • 08/11 - Gestão de Carreira em TI, com Letícia Silva Garcia e Luís Fernando Fortes Garcia
  • 09/11 - Gestão e Empreendedorismo em TI, com Cristiano Silveira dos Santos

Na quarta e última noite do evento aconteceram, simultaneamente, 6 mini-cursos. As temáticas apresentadas foram:
  • Entendendo os Drones - Componentes, Funcionamento, Configurações e Aplicações (Igor Yepes);
  • Arduino - Sensores & Ethernet Shield (Evandro Preuss)
  • Editoração Eletrônica com Gimp (Aristóteles Alves Paz)
  • Redes Definidas por Software: Simulação e Conceitos (Ricardo Tombesi Macedo)
  • Desenvolvendo Games com Construct (Angélica Alessandra Skalee e Carina Fernanda Zortea)
  • Desenvolvendo Aplicações Web com Python/Django (Paulo Henrique Vianna)
Estiveram presentes mais de 230 participantes de 52 cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Foram submetidos 89 artigos de diferentes regiões do país, sendo cada um deles avaliado por no mínimo três profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação. Este processo envolveu 78 profissionais que compõem o comitê de programa do evento. Após o processo de avaliação foram selecionados 46 trabalhos para publicação nos anais do evento.

A comissão organizadora agradece o apoio recebido das empresas Prevedello Sistemas e Sicredi Alto Uruguai que viabilizaram a vinda dos palestrantes, bem como demais apoiadores que incentivam e participam do evento. São eles:

• Albetec Informática
  • AtuaNet