Página inicial > Frederico Westphalen > ESTUDANTES DO IFFAR/FW PARTICIPAM DA 12º OLIMPÍADA BRASILEIRA DE AGROPECUÁRIA EM BRASÍLIA/DF
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Terça, 12 de Setembro de 2023, 16h00 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Entre os dias 08 a 10 de setembro de 2023, uma equipe de estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado do campus Frederico Westphalen esteve em Brasília/DF participando da fase presencial da 12º Olimpíada Brasileira de Agropecuária (12ª OBAP). Os estudantes Caroline Luysa Bandeira; Gustavo Manfio Barbieri e Yohanes Afonso Werner; representaram o IFFar no evento nacional, sob a orientação do professor Rangel Fernandes Pacheco.

Na edição de 2023, a OBAP foi realizada pelos Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e de Brasília (IFB) no Campus Planaltina do IFB, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ela teve início ainda em maio com a fase de inscrições e junho com a fase virtual, mediante uma prova online. Na qual, a equipe do Campus FW denominada de “Balceiros” do Rio Uruguai, classificou-se em 1º lugar, frente a mais de 1.300 equipes. Isso possibilitou que avançassem para a fase final em Brasília DF, que reuniu as 40 equipes melhores ranqueadas na fase virtual. As atividades presenciais envolveram uma prova teórica (individual) e provas práticas. As práticas, formam: regulagem de semeadora adubadora; inseminação artificial de bovinos; topografia e desenho técnico.

A experiência da OBAP promoveu temáticas e técnicas que envolvem o trabalho agropecuário, reforçando alguns tópicos que são desenvolvidos ao longo do curso Técnico em Agropecuária Integrado do Campus FW, bem como desenvolver habilidades como o trabalho coletivo, o planejamento, a resolução de problemas, o trabalho em situação de pressão. As quais são importantes na formação integral dos estudantes.

Também houveram contatos com outros 150 jovens de cursos Técnicos em Agropecuária, oriundos de 16 estados brasileiros, além de autoridades do Governo Federal e de gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT) e da Embrapa. Alguns deles como o secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Getúlio Marques Ferreira; Diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Carla Comerlato Jardim; a diretora de Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia para Educação Científica do MCTI, Juana Nunes; os reitores do IFSULDEMINAS, IFB, e IF Baiano, Cleber Ávila Barbosa, Veruska Machado e Aécio José Araújo Passos Duarte, respectivamente; os diretores-gerais do Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS e do Campus Planaltina do IFB, Renato Souza e Nilton Cometti, respectivamente; a diretora de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, Selma Lúcia Lira Beltrão; além do diretor de Desenvolvimento da Rede EPCT do MEC e coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli.

Além dessa imersão, os estudantes também puderam conhecer alguns pontos turísticos da capital federal, tais como a Catedral Metropolitana; o Teatro Nacional; Prédio dos Ministérios; Palácio do Itamaraty; Palácio da Justiça; Congresso Nacional; Praça dos Três Poderes; Palácio da Alvorada; Lago do Paranoá e o Pontão do Lago Sul.