Página inicial > Frederico Westphalen > ESTUDANTE DO IFFAR/FW REALIZA INTERCÂMBIO NA UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES
Notícias Frederico Westphalen

ESTUDANTE DO IFFAR/FW REALIZA INTERCÂMBIO NA UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES

Publicado em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 16h38 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

No mundo acadêmico, a procura por experiências internacionais tem se tornado uma prioridade para muitos estudantes em busca de ampliar seus horizontes e aprofundar seus conhecimentos. Eduarda Dambrós Levitzki, estudante de Medicina Veterinária é um exemplo de determinação e perseverança ao conquistar um estágio na cátedra de Enfermedades Infecciosas da prestigiada Universidade de Buenos Aires (UBA).

O processo, que começou com o interesse de Eduarda em ter uma experiência como estudante no exterior, contou com o apoio crucial de sua orientadora Letícia Trevisan Gressler, que facilitou o contato com a Professora Carla Bustos da UBA. A parceria pré-existente entre Letícia e Carla, assim como a dedicação de Eduarda enquanto estagiária desde agosto de 2021, fortaleceram a candidatura da estudante. A jornada não foi isenta de desafios. Em fevereiro de 2022, Eduarda iniciou os contatos com a UBA e o IFFar, em busca de informações sobre a seleção para intercâmbio e auxílio com o convênio.

“O processo foi longo e cheio de imprevistos, levando mais de um ano até que eu finalmente chegasse à universidade. No entanto, isso não abalou minha determinação”, compartilha Eduarda. Ao chegar à UBA, Eduarda se deparou com um sistema de ensino notavelmente distinto do Instituto Federal Farroupilha, exigindo um período de adaptação para compreender o sistema de avaliação e criar uma rotina eficiente. O foco do estágio foi direcionado para a biologia molecular com ênfase na técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase).

Além do aprendizado acadêmico, Eduarda destaca a riqueza da experiência cultural. Fui muito bem recebida pelas pessoas e tive a oportunidade de cultivar amizades incríveis. Descobri que, apesar de compartilharmos a mesma raiz latina, somos muito diversos em nossas culturas. A jornada de Eduarda serve como inspiração para estudantes que enfrentam desafios em busca de oportunidades no exterior. Sua determinação e compromisso demonstram que, com persistência e apoio, é possível superar obstáculos e alcançar os objetivos almejados.