Página inicial > Frederico Westphalen > LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E PRODUÇÃO - AGROINDÚSTRIA DO IFFAR/FW
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 12h06 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

No Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen o Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção - Agroindústria, mais conhecido como "LEPEP Agroindústria", é um espaço de promoção de atividades práticas por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

O LEPEP Agroindústria é coordenado pela servidora Tatiane Presotto Asturian, que juntamente com uma equipe de estudantes vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão na área de produtos agroindústrias. No âmbito do Ensino são promovidas atividades práticas em componentes curriculares dos cursos Técnicos e Agropecuária (Integrado e Subsequente) e do Bacharelado em Medicina Veterinária.

A Agroindústria do Campus FW também possui potencial de interface com as áreas animal e vegetal, por meio do processamento de derivados lácteos e de vegetais. Essa sinergia com outros Laboratórios do Campus FW como a Olericultura, a Bovinocultura de Leite e a Cooperativa - Escola, podem assegurar um suporte de insumos à Agroindústria, que por sua vez permitir agregar tecnologia e valor a produção primária dos LEPEPs produtivos.

Seguir promovendo projetos de pesquisa e de extensão, bem como viabilizar alguns processos que envolvem as etapas de produção e da comercialização estão entre os principais desafios do LEPEP Agroindústria para aumentar a escala de produção e ampliar as oportunidades de atuação aos estudantes.

Fomentar ações voltada ao setor de agroindústrias é mais uma forma do Instituto Federal Farroupilha Frederico Westphalen promover o desenvolvimento regional. Pois esse é um setor fundamental para assegurar a segurança alimentar e gerar renda a nível local.