Página inicial > Frederico Westphalen > CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E NEABI DESENVOLVEM ATIVIDADE SOBRE CULTURA KAINGANG E ETNOMATEMÁTICA
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Segunda, 12 de Agosto de 2024, 14h47 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

No dia 8 de agosto, no Laboratório de Ensino de Matemática do IFFar – Campus Frederico Westphalen, estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática participaram de uma palestra proferida pelo Professor Moisés Salvador.

O Professor Moisés é Licenciado em Matemática, possui Especialização em Matemática e Física e atua como docente de Matemática na Escola Estadual Nan-Gã, localizada na reserva indígena Kaingang de Iraí.

Em sua fala, o Professor Moisés abordou vivências acerca etnomatemática enquanto metodologia capaz de aliar o ensino de conceitos matemáticos com elementos culturais, especialmente, relacionados ao artesanato Kaingang.

Segundo D’Ambrósio, a etnomatemática enaltece a matemática dos distintos grupos culturais e recomenda a valorização dos conceitos matemáticos informais desenvolvidos pelos educandos na vivência do seu cotidiano. D’ Ambrósio afirma ainda, que toda a construção do conhecimento matemático é válida e está intimamente vinculada à tradição, à sociedade e a cultura de cada povo.

A atividade de ensino envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e foi organizada pela professora Eliane Miotto Kamphorst - docente da disciplina de Tendências e Metodologias de Ensino de Matemática e pelos professores Lucimauro Fernandes, Joel João Carini, Marcos Jovino Asturian e Mariane Martins Rapôso – integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

O LEPEP Agroindústria e o LEPEP Floricultura e Paisagismo desempenham papéis importantes no apoio às atividades acadêmicas e na promoção de pesquisas e extensão no âmbito do IFFar/FW. Em um gesto de apreço, as responsáveis pelos Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão dedicaram uma lembrança ao Professor Moisés Salvador.