Página inicial > Frederico Westphalen > IFFar/FW desenvolve ações em projeto de extensão no PROMENOR
Notícias Frederico Westphalen

IFFar/FW desenvolve ações em projeto de extensão no PROMENOR

Publicado em Sexta, 17 de Novembro de 2017, 14h20 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

2017 6

O Projeto de Extensão "Horta Escolar" está em sua terceira edição e realiza atividades de educação alimentar e ambiental, com um grupo de 28 crianças atendidas pelo PROMENOR.

A Ação de extensão do Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen é coordenada pelo professor Douglas Müller, apoiado pelo Bolsista do Curso Técnico em Agropecuária, João Eduardo Szydloski, e conta com os professores colaboradores Jairo Manfio e Ignácio Bernardi.

Dentre os objetivos propostos para o projeto destaca-se a produção de hortaliças para serem servidas nas refeições das crianças, bem como a utilização da horta escolar como instrumento pedagógico no ensino de hábitos alimentares e de educação ambiental.

As atividades consistem em dinâmicas de desenho e pinturas para os menores e leituras e interpretação, para as crianças já alfabetizadas, com identificação das partes das plantas, suas funções e importância para alimentação e meio ambiente, bem como cuidados com a higiene das verduras antes do consumo.

Ao final cada criança recebe orientações e tem a oportunidade de realizar o plantio de mudas de salsa e cebolinha. Cada criança é presenteada com um vaso com os temperos para levar para casa e cuidar com a família.

As mudas utilizadas no plantio da horta e nas atividades práticas são produzidas no Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção de Olericultura. Através do projeto também pôde ser disponibilizado os demais insumos necessários para a condução da horta junto ao Promenor, como tela de sombreamento, adubos e máquinas para o preparo do solo e confecção dos canteiros.