Página inicial > Gabinete da Reitora > Cooperação técnica para implantação de campus em Caçapava do Sul é pauta de reunião entre IFFar e Unipampa
Notícias Gabinete

Publicado em Quarta, 22 de Mai de 2024, 16h04 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma reunião realizada na reitoria do IFFar discutiu a possibilidade de cooperação técnica entre o IFFar e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na implantação de unidade do IFFar em Caçapava do Sul. Em pauta, a possibilidade de compartilhamento da estrutura da universidade para o funcionamento inicial do futuro campus.

reunião iffar e unipampa gabreitora

Foto: Reunião entre IFFar e Unipampa, na reitoria do IFFar em Santa Maria/Gabinete da Reitora

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, recebeu no dia 15 de maio, o reitor da Unipampa, Edward Frederico Castro Pessano, e a vice-reitora, Francéli Brizolla, para tratar sobre possíveis parcerias e ações entre as instituições, tendo em vista a implantação de um campus do IFFar em Caçapava do Sul, município onde a Unipampa já conta com um campus. Também participaram da reunião o diretor do Campus Caçapava do Sul da Unipampa, professor José Rojas, e o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFFar, Gabriel Garcia.

Entre os pontos discutidos, destacou-se a possibilidade de o IFFar utilizar a estrutura da Unipampa para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas nessa fase inicial. A reunião encaminhou a formalização de um termo de cooperação entre as instituições, visando estabelecer ações conjuntas.

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, explicou a importância dessa colaboração. "Iniciar a implantação do novo campus do IFFar vai exigir espaços provisórios, e o possível compartilhamento de infraestrutura é uma estratégia que estamos discutindo com o diretor do campus, professor José Rojas, buscando encaminhamentos que fortaleçam a educação pública federal, tão importante para a região".

Ela também ressaltou o histórico de parcerias entre as instituições, mencionando que os diálogos já haviam iniciado na reunião do Foripes (Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior), e que a gestão do IFFar e da Unipampa entendem que as ações conjuntas entre as instituições públicas de ensino podem fortalecer o desenvolvimento socioeconômico e educacional do município e região.

Primeira reunião de trabalho com a prefeitura municipal deve acontecer no dia 12 de junho.

Esta prevista para o dia 12 de junho, a primeira reunião de trabalho entre a equipe de gestão do IFFar e a prefeitura municipal para tratar da implantação de um campus do IFFar em Caçapava do Sul, após o anúncio de 100 novas unidades feito pelo Ministério da Educação (MEC) em 12 de março. Além de Caçapava do Sul, outros 4 campi foram anunciados para o Rio Grande do Sul.

A reunião com o executivo municipal tem por objetivo discutir as formalizações necessárias por parte do governo federal para a implantação de um campus como a carta de compromisso do município de Caçapava do Sul, elaboração do projeto de implantação do Campus Caçapava do Sul e organização de uma audiência pública para definição de eixos e cursos.

Assessoria de relações públicas