Página inicial > Gabinete da Reitora > Reitora participa de reunião com presidente e ministros
Notícias Gabinete

Reitora participa de reunião com presidente e ministros

Publicado em Terça, 11 de Junho de 2024, 13h29 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A reitora Nídia Heringer participou nesta segunda-feira (10) de uma reunião com o Presidente Lula e ministros em Brasília (DF). Reitores e reitoras de Institutos Federais e universidades federais do RS foram chamados a convite do presidente. O Ministro Camilo Santana explicou que a reunião foi solicitada pelo Presidente Lula com o objetivo de apresentar ações do Governo Federal e ouvir manifestações dos reitores.

reuniãoreitoresgovernofederal notícia10062024a

Foto: reitores de Universidades e Institutos Federais da região sul acompanhados dos ministros Paulo Pimenta e Camilo Santana

Durante a reunião, o presidente e o Ministro da Educação anunciaram a recomposição do orçamento de custeio das instituições públicas e as ações do PAC Educação, que englobam institutos federais e universidades. Também discutiram a greve dos servidores das instituições de ensino federal.

O Governo Federal destacou que, com o acréscimo de R$120 milhões, vai recompor integralmente o orçamento de 2024 dos Institutos Federais. O orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual deste ano era menor do que o de 2023.

Durante suas falas, os reitores comemoraram os acréscimos orçamentários recebidos pelas instituições de ensino e agradeceram o apoio do Governo Federal. Os dirigentes destacaram que, considerando os cortes de recursos ocorridos nos últimos anos, ainda é necessário ampliar o orçamento das instituições federais de ensino. Por fim, solicitaram ao Governo Federal o avanço nas negociações com os sindicatos para o fim da greve dos servidores.

O Conif entregou ao presidente Lula manifestações sindicais encaminhadas aos reitores e uma Carta aberta do Conif ao presidente Lula sobre a greve.

Etrega de carta do conif ao presidente

Foto: O Presidente do Conif, Elias Monteiro, realizou entrega de carta aberta ao Presidente Lula

Esta é a segunda reunião do ano em que participam reitores dos Institutos Federais e o presidente. A última foi em 12 de março e tratou da expansão da Rede Federal de EPCT.

Também na segunda-feira (10), o Fórum de Reitores dos Institutos e Universidades do RS (FORIPES) participou de uma agenda com o senador Paulo Paim, que discutiu a conjuntura de calamidade no estado e o apoio às instituições.

Na agenda dos reitores na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), foram discutidos temas centrais para os IFS, como recursos emergenciais de custeio e capital, propostas para projetos de extensão especiais para o RS, e o acompanhamento dos projetos da consolidação e expansão da rede federal.

Os reitores foram recebidos pelo Secretário Marcelo Bregagnoli e pelos diretores da pasta.

A participação dos reitores gaúchos foi viabilizada com o apoio da Força Aérea Brasileira, mediado pelo Ministério da Educação, já que não havia voos comerciais saindo do estado.

A reitora do IFFar, Nídia Heringer, explicou que a reunião desta segunda-feira (10) concretiza o compromisso de ocorrer ao menos um encontro anual dos reitores com o presidente da República. "Foram apresentadas as ações prioritárias do MEC para 2024, para as universidades e institutos federais, e o orçamento definido para o PAC", resumiu a gestora.

Assessoria de relações públicas com informações da Secom