Página inicial > Gabinete da Reitora > Reunião de trabalho discute planejamento da implantação do Campus Caçapava do Sul
Notícias Gabinete

Publicado em Quinta, 13 de Junho de 2024, 17h20 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Este foi o primeiro encontro entre o IFFar e representantes locais desde o anúncio de 100 novas unidades feito pelo Ministério da Educação (MEC) em 12 de março. Caçapava do Sul e São Luiz Gonzaga foram as cidades escolhidas pelo MEC para receberem novos campi do IFFar. Confira.

RCPVSL capa

Foto: reunião de trabalho no gabinete do prefeito discutiu planejamento da implantação do Campus Caçapava do Sul/ARP

Uma reunião de trabalho realizada nesta quarta-feira (12), na prefeitura municipal de Caçapava do Sul, discutiu o planejamento da implantação de campus do IFFar no município.

Durante o encontro, a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, explicou que o IFFar precisa encaminhar até o dia 30 de junho o processo de criação do Campus Caçapava do Sul para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Neste processo, devem estar incluídos o projeto de implantação da unidade, contendo os eixos tecnológicos de atuação do futuro campus, a matrícula do imóvel ou área doada pela prefeitura já na titularidade do IFFar, a carta de compromisso do município, entre outras documentações formais que precisam ser preenchidas pelo executivo municipal.

Audiência Pública Agendada

Ficou definida a realização de uma audiência pública em 17 de junho, às 19 horas, para dialogar com a comunidade sobre os eixos tecnológicos dos cursos a serem ofertados. Na audiência, serão apresentados os eixos tecnológicos potenciais para a região, conforme estudos prévios realizados pelo Comitê de Implantação do Campus Caçapava do Sul. A comunidade poderá participar da escolha dos eixos por meio de um formulário eletrônico disponível durante e após a audiência. Os novos campi devem iniciar com a oferta de cursos em dois eixos tecnológicos.

Doação de Área para o IFFar

A prefeitura de Caçapava do Sul se comprometeu a acelerar o processo de doação de uma área municipal de 50 hectares, localizada na zona sul da cidade, ao IFFar. A transferência oficial do terreno deve ser concluída até 30 de junho. Há uma lei municipal autorizativa para esta doação.

Sede Provisória

Discutiu-se também a necessidade de estabelecer uma sede provisória para o início das atividades acadêmicas e administrativas. Foram sugeridos locais como uma escola municipal e a possibilidade de compartilhamento da estrutura da Unipampa – Campus Caçapava do Sul, para atividades administrativas ou de ensino neste período inicial de implantação do campus. A reitora Nídia Heringer mencionou que a sede provisória deve ser utilizada por até três anos, até a conclusão das edificações próprias da instituição.

Participantes da Reunião

Estiveram presentes na reunião a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer; o prefeito de Caçapava do Sul, Giovane Amestoy; o vice-prefeito de Caçapava do Sul, Luiz Carlos Guglielmin; o prefeito de Santana da Boa Vista, Garleno Alves da Silva; além de vereadores, secretários municipais, representantes das redes de ensino, da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul, gestores e servidores do IFFar.

RCPVSL participantes

Foto: Participaram da reunião a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer; o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy; o vice-prefeito de Caçapava do Sul, Luiz Carlos Guglielmin; o prefeito de Santana da Boa Vista, Garleno Alves da Silva; o vereador de Caçapava do Sul, Boca; o vereador de Santana da Boa Vista, Cristian dos Santos; a secretária de Educação de Caçapava do Sul, Gislaine Huerta; a secretária de Planejamento e Meio Ambiente de Caçapava do Sul, Cássia Freitas; o procurador de Caçapava do Sul, Benhur Machado; o coordenador pedagógico de educação, professor Edimar Fonseca; o professor da rede estadual de ensino, Norton Ferreira; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul, Eraldo Souza; a chefe do gabinete da reitora do IFFar, Dalva Pillar; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, Carlos Lehn; o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gabriel Garcia; e os servidores(as) do IFFar Kauana Amaral, Anelise Cruz e Alberto Galli/ARP.

Encaminhamentos

O prefeito Giovani Amestoy afirmou que a prefeitura dará celeridade à transferência da área ao IFFar e reunirá sua equipe técnica para preencher e juntar a documentação necessária. Ele destacou que a implantação do instituto é uma demanda conjunto dos municípios de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, visando o desenvolvimento educacional e socioeconômico da região.

A reitora Nídia Heringer ressaltou a importância da reunião para definir os próximos passos do projeto do campus, que deve ser enviado até o dia 30 deste mês para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Ela também destacou a importância da integração entre o executivo e o legislativo municipal, as instituições e entidades da sociedade civil organizada de Caçapava do Sul, dos municípios da região, e da Unipampa - Campus Caçapava do Sul, para o processo de implantação do futuro campus.

RCPVSL reitora e prefeito

Foto: prefeito de Caçapava do Sul Giovani Amestoy e reitora do IFFar, professora Nídia Heringer/ARP

A reunião marcou um passo significativo para a concretização do novo campus do IFFar em Caçapava do Sul. A próxima audiência pública, agendada para 17 de junho, será importante para garantir que a comunidade participe ativamente na definição dos eixos tecnológicos que melhor atendam às necessidades da região. A expectativa é que o processo de implantação do campus avance de forma eficiente e dentro dos prazos estabelecidos.

Assessoria de relações públicas