Página inicial > IF Farroupilha > Palestra Controle de Qualidade em agroindústrias com ênfase em boas práticas de fabricação
Notícias Educação a Distância

Publicado em Terça, 03 de Abril de 2018, 10h18 | por Administrador EaD | Voltar à página anterior

Em 02/03/2018, às 19h, os alunos do Curso Técnico em Agroindústria compareceram ao Polo Santa Maria/Augusto Ruschi para participarem de uma palestra sobre “Controle de Qualidade em Agroindústrias com Ênfase em Boas Práticas de Fabricação” que foi ministrada pelas palestrantes Yasmim Sena Vaz Leães (Tecnóloga em Agroindústria – IF Far Campus Alegrete e Mestranda em Ciência e Tecnologia dos alimentos – UFSM) e Jéssica Soares Silva (Técnica em Agroindústria – Colégio Politécnico da UFSM, Tecnóloga em Alimentos – UFSM e Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos – UFSM).

Na palestra foram abordados os seguintes assuntos: segurança alimentar e segurança do alimento; alimentos seguros (o que devemos fazer para garantir um alimento seguro); principais BPF/BP a serem aplicadas na produção de alimentos; controle de água (para serviços de alimentação); controle de pragas; controle de resíduos; o manipulador de alimentos (Quem é o manipulador?

Quais os cuidados que o manipulador precisa ter? Como ele precisa se portar e se uniformizar? Quando e como lavar as mãos?); higiene das instalações, equipamentos, móveis e utensílios; projeto sanitário (Como devem ser as edificações, instalações, móveis e utensílios?); controles de processo (tempo, temperatura e processos); etapas de implantação das BPF; o MBPF OU MBP (Documento que caracteriza o estabelecimento); os POPs e os PPHOS (estrutura do POP/PPHO) e o papel do Técnico em Agroindústria nisso tudo. As palestrantes também desenvolveram atividades práticas em grupos com os alunos: 1) Em quais locais da geladeira colocar os alimentos (em cima: prontos; meio: pré-preparados; em baixo: crus/matéria-prima); 2) Vamos aprender a lavar as mãos?.