Página inicial > Jaguari > Conecte-se a oportunidades, Faça Graduação em Sistemas Elétricos
Notícias Jaguari

Conecte-se a oportunidades, Faça Graduação em Sistemas Elétricos

Publicado em Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 21h34 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

As inscrições no Processo Seletivo 2023 para ingresso nos cursos de graduação do IFFar foram prorrogadas até dia 24 de janeiro. No Campus Jaguari são oferecidas 35 vagas no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos.

Jaguari. thumb sistemas elétricos

Para participar do processo seletivo o candidato deverá ter ensino médio completo ou concluí-lo até a data de matrícula. As aulas iniciam em fevereiro de 2022.

As inscrições são gratuitas e realizadas em duas etapas através do portal de ingresso do IFFar, sendo (1) cadastro no sistema e (2) preenchimento do formulário de inscrição.

Ao realizar a inscrição, o candidato ou a candidata deve escolher o curso e o campus. Também é necessário optar por concorrer à reserva de vagas (cotas) ou pela ampla concorrência.

A seleção é pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): valem provas de 2009 a 2022. Assim, no caso de ter participado de mais de uma edição do exame, é possível optar pelo ano em que obteve o melhor desempenho.

Os cursos do IFFar são 100% gratuitos, não havendo nenhuma cobrança de taxa de matrícula ou mensalidades.

A leitura do Edital nº 392/2022, que rege o processo, é obrigatória a todos os candidatos e candidatas. O documento está disponível nesta página. O IFFar também disponibiliza um guia de inscrição para auxiliar nessa etapa.

Conheça o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos do IFFar tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuarem nas diversas áreas de Sistemas Elétricos de Energia, possibilitando a qualificação plena para a participação em atividades técnicas de projeto, expansão, instalação, operação e manutenção de sistemas de energia elétrica.

Identificação do Curso

Grau: Tecnologia (graduação)
Modalidade: Presencial
Eixo Tecnológico vinculado: Controle e Processos Industriais
Quantidade de vagas: 35
Turno de oferta: Noturno
Tempo de duração do curso: 7 semestres (3 anos e meio)

Habilita os alunos para as atividades de planejamento, gestão, projeto, implementação, manutenção e operação de sistemas elétricos, como no caso de redes de distribuição de energia elétrica, instalações elétricas, plantas de geração, geração distribuída, transmissão e processamento de energia elétrica.Capacita os profissionais para vistoriar, realizar perícia, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

IMG 20221222 WA0026

Foto: Alunos em aula prática no Laboratório de Instalações Elétricas

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos, compreende tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos, proporcionando ao aluno a qualificação necessária para entender e atuar sobre os mais diversos sistemas elétricos. Pode-se destacar toda a cadeia de geração, transmissão e distribuição, realizando variados projetos elétricos, além de ser capaz de realizar a instalação e manutenção dos sistemas sobre os quais atua, garantindo o seu pleno funcionamento.

Projetar e implantar a construção, manutenção e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica urbana e rural, especificando a utilização de materiais, equipamentos elétricos e procedimentos de segurança segundo normas e padrões vigentes no setor, faz parte do dia a dia de um profissional de Sistemas Elétricos.

Mercado de trabalho

O profissional encontra oportunidades em obras de infraestrutura, empresas de telecomunicações, usinas, subestações, linhas de transmissão, construtoras e indústrias de automação e sistemas energéticos, concessionárias de distribuição, empresas da área de eletricidade e de manutenção. Além do mais, este profissional pode dar consultoria de eficiência energética em entidades privadas.

Estimativa de Salários

De acordo com o Portal Educa Mais Brasil, com dados retirados do SINE - Site Nacional de Empregos, o salário de um profissional de Sistemas Elétricos em grandes empresas pode variar de R$ 4.039,00 em um nível iniciante até R$ 9.848,39 em posições mais avançadas na carreira.

Em empresas médias a faixa salarial fica em torno de R% 3.103, 00 a R $7.575,69. Já em empresas pequenas os profissionais têm rendimentos iniciais em média de R $2.386,93 podendo chegar até R $5.827, 45.

Algumas das disciplinas do curso de Sistemas Elétricos são:

• Sistemas Digitais
  • Química Aplicada
  • Instalações Elétricas
  • Desenho Técnico
  • Física Geral
  • Introdução a Energia Renovável
  • Circuitos Elétricos
  • Eletromagnetismo
  • Eletrônica
  • Máquinas Elétricas
  • Linhas de Transmissão
  • Projetos Elétricos
  • Análise de Sistemas Elétricos
  • Geração Distribuída
  • Segurança do Trabalho

Saiba mais no Projeto Pedagógico do Curso, disponibilizado no anexo desta notícia.

Conecete-se a oportunidades. Faça sua inscrição de forma online e gratuita.

Inscreva-se aqui!

Anexos: