Página inicial > Jaguari > Curso Superior de Sistemas Elétricos - IFFar Campus Jaguari
Notícias Jaguari

Curso Superior de Sistemas Elétricos - IFFar Campus Jaguari

Publicado em Quinta, 02 de Março de 2023, 09h53 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

Conecte-se a oportunidades, Faça Graduação em Sistemas Elétricos

Jaguari. thumb sistemas elétricos

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos do IFFar tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuarem nas diversas áreas de Sistemas Elétricos de Energia, possibilitando a qualificação plena para a participação em atividades técnicas de projeto, expansão, instalação, operação e manutenção de sistemas de energia elétrica.

Identificação do Curso

Grau: Tecnologia (graduação)
Modalidade: Presencial
Eixo Tecnológico vinculado: Controle e Processos Industriais
Quantidade de vagas: 35
Turno de oferta: Noturno
Tempo de duração do curso: 7 semestres (3 anos e meio)

Habilita os alunos para as atividades de planejamento, gestão, projeto, implementação, manutenção e operação de sistemas elétricos, como no caso de redes de distribuição de energia elétrica, instalações elétricas, plantas de geração, geração distribuída, transmissão e processamento de energia elétrica.Capacita os profissionais para vistoriar, realizar perícia, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

IMG 20221222 WA0026

Foto: Alunos em aula prática no Laboratório de Instalações Elétricas

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos, compreende tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos, proporcionando ao aluno a qualificação necessária para entender e atuar sobre os mais diversos sistemas elétricos. Pode-se destacar toda a cadeia de geração, transmissão e distribuição, realizando variados projetos elétricos, além de ser capaz de realizar a instalação e manutenção dos sistemas sobre os quais atua, garantindo o seu pleno funcionamento.

Projetar e implantar a construção, manutenção e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica urbana e rural, especificando a utilização de materiais, equipamentos elétricos e procedimentos de segurança segundo normas e padrões vigentes no setor, faz parte do dia a dia de um profissional de Sistemas Elétricos.

Mercado de trabalho

O profissional encontra oportunidades em obras de infraestrutura, empresas de telecomunicações, usinas, subestações, linhas de transmissão, construtoras e indústrias de automação e sistemas energéticos, concessionárias de distribuição, empresas da área de eletricidade e de manutenção. Além do mais, este profissional pode dar consultoria de eficiência energética em entidades privadas.

Estimativa de Salários

De acordo com o Portal Educa Mais Brasil, com dados retirados do SINE - Site Nacional de Empregos, o salário de um profissional de Sistemas Elétricos em grandes empresas pode variar de R$ 4.039,00 em um nível iniciante até R$ 9.848,39 em posições mais avançadas na carreira.

Em empresas médias a faixa salarial fica em torno de R% 3.103, 00 a R $7.575,69. Já em empresas pequenas os profissionais têm rendimentos iniciais em média de R $2.386,93 podendo chegar até R $5.827, 45.

Algumas das disciplinas do curso de Sistemas Elétricos são:

• Sistemas Digitais
  • Química Aplicada
  • Instalações Elétricas
  • Desenho Técnico
  • Física Geral
  • Introdução a Energia Renovável
  • Circuitos Elétricos
  • Eletromagnetismo
  • Eletrônica
  • Máquinas Elétricas
  • Linhas de Transmissão
  • Projetos Elétricos
  • Análise de Sistemas Elétricos
  • Geração Distribuída
  • Segurança do Trabalho

Saiba mais no Projeto Pedagógico do Curso, disponibilizado no anexo desta notícia.

Anexos: