Página inicial > Jaguari > Atividades no laboratório de Ensino
Notícias Jaguari

Atividades no laboratório de Ensino

Publicado em Sexta, 02 de Junho de 2017, 10h51 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

O Laboratório de Ensino do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, visa a dar oportunidade aos estudantes de vivenciarem experiências significativas de ensino e aprendizagem com ênfase na participação, colaboração, organização e planejamento, integrando teoria e prática nas disciplinas que compõem a matriz curricular dos cursos. Além disso, esse espaço também tem como finalidade, oportunizar o contato com diferentes pessoas, culturas e materiais, possibilitar o desenvolvimento de estudos e pesquisas e a compreensão de dimensões multiculturais que ampliam a formação dos alunos dos cursos do Campus Jaguari, em específico dos discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

O laboratório é utilizado pelos alunos do 7º semestre da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias - para realizar as reuniões de orientação de Estágio Supervisionado II, momento em que são construídos os planos de ensino, planos de aula e relatórios.

Na atividade Prática Enquanto Componente Curricular, os professores e alunos aproveitam o espaço para organizar o trabalho que as equipes irão desenvolver na organização e no planejamento das atividades da Feira Pedagógica, que acontece no final do semestre.

Na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências Agrárias II, o laboratório   é utilizado para a construção de fascículos didáticos que contemplam os conteúdos da área de Ciências Agrárias. O fascículo propõe uma metodologia de aprendizado que torna possível discutir temas científicos de forma lúdica e divertida. A arte, a música, a poesia, os jogos e os vídeos estão organizados para serem trabalhados em oficinas, com grupos de alunos, de forma dialógica e temática, focando em conversas e perguntas que tem como objetivo valorizar o cotidiano dos alunos em sala de aula e, dessa forma, despertar a curiosidade e incentivar a construção do processo de aprendizagem significativo.

Texto elaborado por:  Marlova Giuliani Garcia – Professora da área da Pedagogia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.