Página inicial > Júlio de Castilhos > CAE promove conscientização sobre controle do tabagismo no Campus Júlio de Castilhos
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quarta, 29 de Agosto de 2018, 21h50 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, foi criado por meio  da Lei Federal no 7.488, de 11 de junho de 1986, tem como objetivo principal alertar a população brasileira sobre os malefícios advindos do uso do fumo (cigarros,charutos, etc).

O tabagismo causa o câncer de pulmão, que é um dos tipos de tumores que mais mata no Brasil. Além disso, o tabaco também é responsável por outros doenças graves, como as do coração, derrame cerebral, câncer de garganta, enfisema, bronquite, infertilidade masculina, a impotência sexual, redução da expectativa de vida, etc. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), não é apenas o fumante quecorre risco de adoecer e/ou ter sequelas devido ao cigarro,  o fumante passivo, ou seja, a pessoa que absorve a fumaça do cigarro por estar próximo de indivíduos que fumam podem ter adoecimento e inclusive morte, como acontece em recém-nascidos que convivem em ambiente com fumantes. Estima-se que sete pessoas morram por dia em consequência do fumo passivo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 200 mil pessoas morram todos os anos em decorrência do fumo. No mundo, este supera 5 milhões de pessoas que morrem por causa de doenças relacionadas ao cigarro.

Diante da gravidade do consumo de cigarro, a Coordenação de Assistência Estudantil, através do setor de saúde do Campus júlio de Castilhos, está compartilhando informações sobre o controle do tabagismo e promovendo rodas de conversa sobre o assunto, inclusive para apoiar aqueles que decidam parar de fumar. Mais informações podem ser obtidas diretamente na CAE ou pelo telefone 32719530.