Página inicial > Júlio de Castilhos > CAE do Campus Júlio de Castilhos promove atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 13h07 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Na última semana (04 e 05), a CAE realizou atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Nessas datas, o objetivo da CAE foi sensibilizar a comunidade acadêmica para a prevenção da síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS). Foram disponibilizados preservativos masculinos e femininos em áreas estratégicas do Campus com mensagens de incentivo à prevenção e realização de Testes Rápidos para diagnóstico de HIV e Sífilis.

O HIV é um vírus sexualmente transmissível por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa infectada, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. O HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana que causa a AIDS.

O HIV ataca as células de defesa do organismo, fazendo com que a pessoa infectada tenha menos imunidade para combater infecções.

Nesse ano, no Brasil, comemora-se 30 anos de luta contra a AIDS. Infelizmente, ainda há muitos brasileiros que se infectam com o vírus HIV e convivem com a AIDS. Por isso, toda ação preventiva deve ser incentivada!

Saiba mais:

Assim pega HIV:

• Sexo vaginal sem camisinha;
  • Sexo anal sem camisinha;
  • Sexo oral sem camisinha;
  • Uso de seringa por mais de uma pessoa;
  • Transfusão de sangue contaminado;
  • Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
  • Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Assim não pega:

• Sexo desde que se use corretamente a camisinha;
  • Beijo no rosto ou na boca;
  • Suor e lágrima;
  • Picada de inseto;
  • Aperto de mão ou abraço;
  • Sabonete/toalha/lençóis;
  • Talheres/copos;
  • Assento de ônibus;
  • Piscina;
  • Banheiro;
  • Doação de sangue;
  • Pelo ar.

Lembramos que todos os dias na CAE há disponibilidade de preservativos masculinos e femininos. Além disso, os alunos podem fazer os Testes Rápidos para HIV e Sífilis e consultar com os profissionais da saúde para falar sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), métodos preventivos e demais dúvidas de sexualidade. Todos os atendimentos são sigilosos e são gratuitos.

A equipe da CAE contam com profissionais da saúde que estão preparados para o atendimento aos discentes sobre educação sexual e direitos sexuais e reprodutivos, incluindo à prevenção de DSTs, como o HIV.