Página inicial > Júlio de Castilhos > Professor do IFFar - Campus Júlio de Castilhos lança livro na Feira do Livro de Santa Maria
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quinta, 02 de Mai de 2019, 20h10 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

No próximo sábado (04), às 17 horas, na Feira do Livro de Santa Maria, na Praça Saldanha Marinho, acontece o lançamento do livro: "No alvoroço da festa, não havia corrente de ferro que os prendesse, nem chibata que intimidasse”: A comunidade negra de Santa Maria e sua Irmandade do Rosário (1873-1942) de autoria do professor do Campus Júlio de Castilhos, Enio Grigio.

Grigio é professor de História do Iffar/Campus Júlio de Castilhos. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1995), Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), Especialização em História do Brasil (2003) e Mestrado em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Doutorado em História pela Unisinos. Atua, principalmente nos seguintes temas: História da Igreja, Irmandades, Relações Étnico-Raciais, Pós-abolição, Educação de Jovens e Adultos.

A obra foi contemplada na Lei do Livro da Câmara de Vereadores de Santa Maria (que publica anualmente uma obra sobre história e cultura da cidade) e é o resultado de tese de doutorado defendida em 2016, na Unisinos (financiada parcialmente pelo Programa de Incentivo à Qualificação Profissional - PIQP, do IFFar).

A Irmandade negra de Nossa Senhora do Rosário é o tema central do livro, mas ele abre algumas “janelas” para analisar outros aspectos da história regional e nacional, como a presença da escravidão entre os imigrantes alemães e seus descendentes, o processo de fim da escravidão, as comemorações do chamado “13 de maio”, o associativismo negro e a trajetória de ex-escravos no pós-abolição, tendo como fim compreender os diversos contextos em que a Irmandade ou seus integrantes estavam inseridos e as transformações que impuseram nessa realidade.

O livro é de distribuição gratuita.