Página inicial > Júlio de Castilhos > IFFar Campus Júlio de Castilhos realiza defesas de estágios on-line
Notícias Júlio de Castilhos

IFFar Campus Júlio de Castilhos realiza defesas de estágios on-line

Publicado em Quarta, 06 de Mai de 2020, 09h35 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha campus Júlio de Castilhos, em virtude da suspensão das atividades presenciais pelo necessário distanciamento social decorrente da pandemia do Covid 19, tem mantido as ações de ensino, pesquisa e extensão de forma remota.

Foi necessário um esforço por parte de todos os servidores, docentes e técnicos administrativos, principalmente dos estudantes, para que fosse possível manter as atividades.

Uma das atividades realizadas de forma remota foi a Defesa de Estágio Curricular Obrigatório. O Setor de Estágios do IFFAR campus Júlio de Castilhos, juntamente com os  professores orientadores auxiliaram os estudantes que concluíram o estágio a organizar a Banca de forma remota.

Foram realizadas desde o dia 14 de abril sete bancas de defesa de estágio de forma remota, sendo utilizada a ferramenta Google Meet no ambiente virtual. Os estudantes  que defenderam foram: Dener Fagan Rossato, Felipe Michels Teixeira, Leonardo Venite Fonseca, Bruno Henrique Soares dos Santos (CST PRODUÇÃO DE GRÃOS); Silvia Cargnin Pereira (Técnico em Agropecuária); Robson Ribeiro Soares e Paulo Roberto de Mello Dalaporta Filho (CST Gestão do Agronegócio). Os professores  orientadores  envolvidos nesse processo foram: Ana Paula Alf  Lima Ferreira, Juliano Perlin de Ramos, Leandro Oliveira da Costa, Ricardo Luís Schons. Além dos docentes do IFFAR as bancas tiveram a presença de  membros externos.

Para a Coordenadora de Extensão, professora Tatiana Balem, “esse período tem sido de grande aprendizagem para nós, pois estamos precisando superar inúmeras dificuldades, dentre as principais:

1- a dificuldade de acesso por parte de nossos alunos e alunos aos ambientes virtuais, seja por falta de acesso à internet e/ou por falta de equipamento adequado, como computador;

2 – a falta de domínio das ferramentas virtuais por parte de muitos estudantes;

3 – a adequação das aulas, que antes eram presenciais, para a forma remota em tempo recorde pelos docentes.”

A coordenadora destaca ainda, que “o IFFAR tem tomado medidas para diminuir as dificuldades e falta de acesso pelos alunos, no entanto para aqueles que moram no meio rural e/ou não possuem computador, essa dificuldade ainda persiste. Além disso, o distanciamento e a falta de contato real entre docentes e estudantes tem sido outro agravante. O servidor do Setor de Estágios, Felipe M. Brum acompanhou e deu suporte para todas as bancas o que foi de extrema importância para o sucesso das atividades. É importante salientarmos que a realização das Bancas de forma remota foi um aprendizado para todos os envolvidos  e mesmo com o ambiente virtual, a defesa (apresentação), as arguições e considerações da banca, e a interação de modo geral foi satisfatória. Esse aprendizado pode nos auxiliar no futuro, pois poderemos convidar membros externos para as Bancas presenciais e os mesmos participarem de forma remota, o que vai ampliar as nossas redes de relações”.