Página inicial > Júlio de Castilhos > CINEMAÇÃO promove abertura oficial do projeto via "google meet" dia 21 de maio
Notícias Júlio de Castilhos

CINEMAÇÃO promove abertura oficial do projeto via "google meet" dia 21 de maio

Publicado em Segunda, 18 de Mai de 2020, 08h39 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

O projeto de Extensão CINEMAÇÃO, do IFFar Campus Júlio de Castilhos  promove a sua  abertura oficial na próxima quinta-feira, (21), às 18 horas,  via Google Meet.

Os inscritos receberão o link através do email já cadastrado e poderão participar da conversa de abertura com a professora Rafaela Lunardi Martins e um convidado cineclubista surpresa.

Rafaela Martins é graduada em História e tem Pós Graduação em História: Memória, Cultura e Patrimônio. Está cursando Mestrado Profissional em Ensino de História. Atualmente é professora no Instituto Estadual de Educação Salgado Filho e na Escola Municipal Wilson Azambuja Vieira no Município de São Francisco de Assis - RS. Em relação a pesquisa possui interesse nos seguintes temas: cineclubismo, cidadania, educação e cinema, história oral, idosos e representações sociais.

A ideia projeto surgiu da quando alguns servidores, admiradores da sétima arte, começaram a trocar indicações e dicas, questionar a acessibilidade e compartilhar críticas sobre filmes.  Para a coordenação do projeto “Perceber o cinema como força criadora possibilita movimentos e protagonismos no campo da educação. A aproximação com o campo da educação traz à tona questões que dialogam com a necessidade de compartilhamento entre os diferentes trajetos e saberes de docentes e estudantes.”

O projeto CINEMAÇÃO tem como finalidade promover ações de extensão que contemplem o envolvimento da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos e de escolas municipais castilhenses, buscando a inovação pedagógica na proposta de cinema na educação, o protagonismo na construção de trajetos formativos e na transversalização curricular.

O planejamento aconteceu antes da pandemia de COVID-19 e previa as atividades presenciais envolvendo cinema educação e a comunidade castilhense.

A partir do isolamento social, o projeto foi readaptado para que os integrantes possam participar de atividades como formações e oficinas via google meet, a realização de vídeos em casa, envolvendo a família e a promoção de gincana virtual.

Segundo a coordenação, “todas as ações são propostas com intuito de   aprimorar a argumentação, a expressão crítica e a análise de imagens e de elementos p e promover ações para o protagonismo e a potência criadora na aprendizagem dentro e fora da escola, mesmo de casa.”