Página inicial > Júlio de Castilhos > Projeto CinemAção continua trabalhando o tema experiências formativas no IFFar
Notícias Júlio de Castilhos

Projeto CinemAção continua trabalhando o tema experiências formativas no IFFar

Publicado em Segunda, 22 de Junho de 2020, 18h39 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Na última quinta-feira (18) aconteceu o debate do filme O Papel e o Mar, dirigido por Luiz Antonio Pilar, com a presença dos debatedores: o professor da Unipampa Campus São Borja, João Heitor Silva Macedo, e Izabel Barbosa, auxiliar de biblioteca IFFar, Campus São Borja. Temas como a atual situação social do negro a partir do magnífico encontro proposto pelo curta-metragem de Carolina de Jesus e Antônio Cândido serviram de base para o momento. A atividade foi traduzida simultaneamente para LIBRAS e o evento contou com 32 participantes nesse dia.

O projeto teve início em março e previsão para encerramento em novembro, com debates quinzenais de cinema nacional, curtas e longas, a partir de filmes indicados pelos integrantes do projeto; o desenvolvimento de atividades semanais, sempre remetendo a um tópico formativo, pelos participantes inscritos na Gincana: Luz, Câmera, Ação; formações mensais aos servidores e demais interessados com temas relacionados à cinema e educação.Todas as atividades estão sendo adaptadas para serem desenvolvidas a distância, respeitando o distanciamento, o que tem nos dado um alcance maior do que o previsto presencialmente.

Abertura aconteceu no dia 21 de maio e contou com 53 participantes:  estudantes e servidores do IFFar, docentes e estudantes de outras redes, municipais e estaduais. e com o Palestrante Professor Izidoro Cruz Neto, professor Aposentado da UFMA que desenvolve diversos projetos na área cinematográfica no país e exterior, membro da Associação de Produtores de Cinema do Maranhão, Vencedor do Prêmio Funarte de Artes Visuais (2009) pela realização do curta “A Vida me Alcançou”.

Neste evento debateu-se a importância da arte cinematográfica e educação, bem como a situação atual do cinema e cineclubismo no país. Neste dia também foi lançada a Gincana: Luz, Câmera, Ação, dirigida aos integrantes do projeto, direcionada aos estudantes do IFFar Campus Júlio de Castilhos.

No dia 28 de maio foi divulgada a primeira prova da Gincana que conta com 39 participantes. O projeto foi explicado aos integrantes, bem como a dinâmica das provas. Após foi apresentado o curta A Opressão, dirigido pelos irmãos Marcos e Pedro Oliveira, filme premiado no Cinest em SM.

O primeiro debate do projeto ocorreu após a apresentação do filme Tapete Vermelho, de Luis Alberto Pereira. O debatedor convidado foi Antônio Silva, coordenador de infraestrutura do IFFar Campus São Borja. Estiveram presentes 29 participantes. O filme remete aos filmes de Mazzaropi, às lendas brasileiras e à situação de fechamento das salas de cinema brasileiras.

Mais informações podem ser obtidas através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    e nas redes sociais: www.facebook.com/cinemacao.iffarjc e @cine.iffarjc