Página inicial > Júlio de Castilhos > IFFar - Campus Júlio de Castilhos conta com seis projetos de pesquisa aplicada sendo executados a partir de demandas de Instituições Parceiras
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 21h09 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Durante o período de pandemia de COVID-19, apesar dos desafios impostos pelas atividades remotas, o IFFar – Campus Júlio de Castilhos continuou realizando atividades e obtendo resultados importantes. Neste informe, destacamos seis projetos aprovados, dentre os 34 aprovados do IFFar no Edital FAPERGS 04/2020, que visa apoiar Projetos de Pesquisa Aplicada dos Institutos Federais em Parceria com Instituições Demandantes.

O Edital previa que cada proposta deveria ter orçamento total de R$ 20.000,00 divididos em: R$ 9.600,00 para pagamento de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação e até R$ 10.400,00 para itens de Despesas de Custeio e Capital, o que representará a captação de até R$ 120.000,00 para as ações de pesquisa do campus. A seguir, apresentamos um resumo das ações a serem executadas.

Os projetos intitulados “Diversidade de Aves em Florestas Naturais e Plantadas na Floresta Nacional de Passo Fundo” coordenado pelo professor Anderson Bueno, “Diversidade de Insetos em Florestas Naturais e Plantadas na Floresta Nacional de Passo Fundo” coordenado pelo professor Rodrigo König e “Diversidades de plantas epífitas vasculares da Floresta Nacional de Passo Fundo - RS” coordenado pela professora Sofia Kuhn serão desenvolvidos no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os três projetos estão vinculados ao NPCBio - Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas e integram o “Projeto FLORESTAS: Biodiversidade em Florestas Naturais e Plantadas”, um projeto multicampi (JC, PB e AL) que inclui outros quatro projetos aprovados no Edital da FAPERGS.

Esses projetos visam solucionar problemas reais apontados pela Floresta Nacional de Passo Fundo, uma unidade de conservação federal de uso sustentável, que representa a Instituição Parceira Demandante. Os levantamentos de fauna e flora serão realizados por estudantes de graduação e pós-graduação do IFFar, oportunizando a formação de recursos humanos altamente qualificados para a pesquisa científica. A partir dos sete projetos específicos, pretende-se descrever padrões gerais de biodiversidade em florestas naturais e plantadas, a fim de gerar informações que contribuam para o manejo florestal sustentável na Floresta Nacional de Passo Fundo.

O projeto intitulado “Produtividade de grãos da cultura da soja em função da aplicação de micronutrientes em solos sob sistema plantio direto”, coordenado pelo professor Osmar Pias (IFFar) com a colaboração dos professores Juliano Ramos (IFFar), Leandro Costa (IFFar) e Tales Tiecher (UFRGS), será realizado em parceria com a empresa Nutritec de Júlio de Castilhos. O projeto tem o objetivo de caracterizar os ambientes com maior probabilidade de a soja responder ao uso de micronutrientes, por meio de uma meta-análise de estudos disponíveis na literatura. Além disso, será realizado um protocolo a campo de avaliação da resposta da soja à aplicação de micronutrientes via solo e foliar em área experimental do IFFar – Campus Júlio de Castilhos.

O projeto intitulado “Seleção de Práticas de Manejo Sustentáveis na Cultura da Soja” tem como autores os professores Juliano Ramos, Leandro Costa e Osmar Pias, membros do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Agricultura (NIPeA). Proporcionará duas vagas para bolsistas de ensino superior. É um projeto que visa selecionar novas opções tecnológicas aplicáveis no controle biológico de pragas e biofertilizantes para a cultura da soja, na região de Júlio de Castilhos. As empresas parceiras são a Ruralsul Planejamento Agrícola, representada pelo sócio proprietário engenheiro agrônomo Eduardo Fredrich, e a Ugalde Agro – Nutritec Agro, representada pelo engenheiro agrônomo Mauro Giuliani Ugalde. Esse trabalho é uma iniciativa de um projeto maior, contínuo, que busca gerar uma recomendação oficial do IFFar – Campus Júlio de Castilhos de práticas de manejo sustentáveis para a cultura da soja, já que se trata do principal cultivo na matriz produtiva da região.

O projeto intitulado “Levantamento e descrição sistemática do custo de produção da atividade leiteira em sistemas a base de pasto e proposição de tecnologias adaptadas a realidade da Agricultura Familiar”, coordenado pela professora Tatiana Aparecida Balem em parceria com a EMATER-RS, será desenvolvido nos municípios de Júlio de Castilhos, Santa Maria, Pinhal Grande e Tupanciretã. O projeto prevê o acompanhamento de dezesseis propriedades no período de um ano para a coleta dos dados econômicos, produtivos e técnicos relativo ao manejo do rebanho, das pastagens e outros cultivos para produção de alimentos para os animais. Como resultados teremos a análise de custo de produção e um referencial tecnológico detalhado de famílias produtoras de leite da região central do RS, o que fornecerá subsídios para a extensão rural no trabalho com a cadeia produtiva do leite.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço https://fapergs.rs.gov.br/edital-fapergs-04-2020-apoio-a-projetos-de-pesquisa-aplicada-dos-institutos-federais-em-parceria-com-instituicoes-demandantes ou diretamente com os Coordenadores dos Projetos.