Página inicial > Júlio de Castilhos > Grupo de pesquisa do Campus JC adquire licença de importante software da Química Computacional
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 12h38 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior
O Núcleo Interdisciplinar de Química Supramolecular e Ambiental (NIQuiSA) adquiriu no mês de dezembro a licença do software GaussView 6 juntamente com o G16W Utilities. O Instituto Federal Farroupilha/Campus Júlio de Castilhos junta-se ao seleto grupo das poucas Instituições Acadêmicas que possuem a licença para uso do software. Há informações que dão conta que as principais instituições gaúchas que licenciaram o software no passado estão concentradas nas cidades de Porto Alegre, Santa Maria e Novo Hamburgo.
A aquisição foi realizada pelo pesquisador Dr. Kelvis Longhi junto ao setor de vendas da Gaussian, Inc., empresa desenvolvedora e distribuidora do software. O recurso financeiro foi disponibilizado pela DPEP e DG do Campus Júlio de Castilhos para o projeto "Reposicionamento in silico de fármacos como potenciais candidatos no combate ao SARS-CoV-2 e à Coronavirus disease 2019 (Covid-19)", conforme publicado no Edital 304/2020 - Apoio Financeiro a Projetos de Pesquisa do Instituto Federal Farroupilha.
Segundo o pesquisador, o GaussView 6 é uma interface gráfica que permite construir, manipular e examinar os arquivos de estruturas moleculares e supramoleculares utilizados e gerados nos cálculos da Química Computacional, facilitando a geração, captura e visualização de imagens e vídeos de estruturas químicas, além de  disponibilizar uma variedade de técnicas para a personalização de gráficos e exibição de superfícies químicas. Há que se destacar que o software adquirido é um dos principais da Química Computacional e pode ser aplicado em diferentes áreas da Ciência, o que permitirá que o mesmo tenha uma contribuição importante tanto na formação discente quanto na qualificação dos resultados dos projetos desenvolvidos no Campus.