Página inicial > Júlio de Castilhos > Atividades do projeto Aprendizagem Criativa por meio da Programação de Computadores tiveram início
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Terça, 28 de Dezembro de 2021, 10h41 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

O mês de dezembro marcou o início das atividades do projeto de Iniciação Tecnológica Aprendizagem Criativa por meio da programação de computadores.

O projeto foi aprovado na Chamada Pública IFES nº 01/2021 com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC e tem  o objetivo de desenvolver  a iniciação tecnológica, por meio de oficinas, através  da programação aplicada para estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental.

As atividades iniciaram com a capacitação da equipe e aconteceram de forma on-line. Foram realizadas capacitações sobre o ambiente Moodle ministrado pelo servidor Cristiano Sasse dos Santos, extensionista do projeto. No dia 06 de dezembro foi realizada a oficina de Metodologias Ativas com Scratch, desenvolvida pela professora Maria Angélica F. Oliveira. Nos dias 08 e 10 de dezembro, a equipe do Campus Júlio de Castilhos participou das oficinas organizadas pelo professor Adão Cambraia do Campus Santos Augusto, que coordena o projeto Prorobótica: pensamento computacional na Educação Básica, o qual abrange diversas cidades da região.

Já nos dias 08 e 10 de dezembro as oficinas foram ministradas, respectivamente,  pela professora Aline de Bona do IFRS, que trabalhou o tema Computação Desplugada, e,  pelo professor Marcos Trentin da UPF, que ministrou a oficina Scratch com Arduino.

Estes momentos de formação conjunta permitiram discussões e compartilhamento de ideias com as equipes, promovendo o conhecimento dos temas que serão desenvolvidos ao longo do próximo ano com a aplicação dos projetos nas escolas. As próximas atividades consistem na elaboração de materiais que seguem no mês de janeiro de forma on-line.