Página inicial > Júlio de Castilhos > IFFar aprova uso facultativo de máscaras em ambientes fechados e abertos
Notícias Júlio de Castilhos

IFFar aprova uso facultativo de máscaras em ambientes fechados e abertos

Publicado em Segunda, 02 de Mai de 2022, 10h40 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

A nova redação do Plano de Contingência do IFFar aprova o uso facultativo de máscaras em ambientes fechados e abertos da instituição. O documento orienta que o distanciamento interpessoal continue sendo respeitado.

noticianovoplanocontingência29042022

A atualização do Plano de Contingência “reforça a responsabilidade de cada pessoa pela proteção individual e coletiva, com orientações, garantindo que haja flexibilidade com responsabilidade”. O documento pode ser acessado na íntegra neste link.

A orientação pelo uso das máscaras continua válida, embora seja facultativo, não obrigatório. O uso das máscaras é recomendado nas seguintes situações:

• Pessoas que apresentam sintomas respiratórios ou inespecíficos: tosse, febre, espirro, coriza, prurido nasal ou ocular, lacrimejamento, cansaço, dor no corpo, mal estar, náusea, dor de cabeça, indisposição (estas pessoas devem seguir as orientações de isolamento precoce);
  • Ambientes internos ou externos com alta concentração de pessoas, como salas muito cheias, filas de refeitório e locais de embarque nos transportes coletivo;
  • Pessoas com condições de saúde que aumentem o risco de complicações.

As pessoas que apresentam sintomas devem realizar o isolamento precoce de até cinco dias, enviando as autodeclarações referentes a cada caso (trabalho remoto/ensino domiciliar). Os dois documentos estão anexados nessa notícia.

Outras orientações, como a higienização das mãos com álcool em gel 70%, principalmente antes das refeições, e a comprovação de esquema vacinal completo continuam válidos.

O documento foi aprovado na última reunião do Comitê Institucional de Emergência (CIE), realizada no dia 27 de abril, e leva em consideração a atual condição epidemiológica da doença e as últimas decisões governamenais sobre o assunto.

Secom

Anexos: