Página inicial > Júlio de Castilhos > Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do IFFar - Campus Júlio de Castilhos promove oficina de Bioconstrução
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quarta, 19 de Outubro de 2016, 16h10 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

No dia 14 de outubro de 2016 o NEA JC e Emater-RS promoveu uma Oficina de Bioconstrução no Jardim das esculturas. Participaram da atividade: alunos do IFFar dos cursos Técnico Agropecuária, CST Produção de Grãos e Agronegócio e professores do IFFar, vinculados à atividades de pesquisas e de extensão do NEA JC; extensionistas dos escritório municipais da Emater-RS de Júlio de Castilhos, Santa Maria e Agudo; e quatro participantes da sociedade civil, totalizando um grupo de 28 pessoas. É importante salientar que parte dos extensionistas da Emater-RS que participaram da oficina também são integrantes do NEA JC.

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA JC- tem como uma das linhas de atuação o estudo e a prática em Permacultura. A Permacultura pode ser definida como: “paisagens conscientemente planejadas que imitam os padrões e as relações encontrados na natureza, enquanto produzem uma abundância de alimento, fibra e energia para prover as necessidades locais” (HOLMGREN, 2013). A concepção de Permacultura engloba várias áreas: agricultura sustentável e ecológica; sistemas permanentes de produção, nesses as agroflorestas se destacam; tecnologias alternativas e sustentáveis, onde a natureza e os materiais que essa fornece são considerados em primeira opção; cultura, saúde, educação e formas de convivência mais harmoniosa com a natureza; e construções mais orgânicas e naturais. Nesse último item insere-se a Bioconstrução.

A Bioconstrução engloba uma série de conceitos na construção civil que dialogam com: baixo impacto ambiental; conforto térmico e acústico; regulação da umidade interna da construção; design orgânico e de acordo com os interesses da família; reaproveitamento de materiais. O objetivo da Bioconstrução é construir uma casa saudável, que respeita o meio ambiente e o entorno onde está inserida e também criar um ambiente agradável de viver. Casas feitas com terra crua são frescas no verão e o frio do inverno não entra facilmente. A Bioconstrução é utilizada principalmente para construção de casas, no entanto a noção pode também ser utilizada para a construção de instalações agropecuárias e outras construções laborais.

A oficina foi realizada em um espaço organizado para recreação infantil no Jardim das Esculturas, localizado na comunidade de São João dos Melos, no município de Júlio de Castilhos. O Jardim das Esculturas é um local de exposição das mais de 600 obras do escultor Rogério Bertoldo, incluindo esculturas em pedra e madeira. Além disso, é um espaço que dialoga com sustentabilidade, lazer, turismo, assim como uma perspectiva de vida mais orgânica e integrada com a natureza. A oficina de Bioconstrução é resultado do diálogo e da construção de uma proposta de ação entre Emater-RS e NEA JC, no sentido de ofertar atividades formativas que dialogam com a Permacultura no Jardim das Esculturas.

As atividades formativas de Bioconstrução visam a construção de estruturas que ficarão disponíveis aos visitantes do Jardim das Esculturas, dessa forma essas estruturas além de ofertar conforto e atração aos visitantes, serão importantes formas de divulgação da Bioconstrução e das ideias da Permacultura como um todo.

Na oficina foi trabalhada a técnica da construção Pau a Pique, com telhado verde.

A técnica de pau a pique consiste em um sistema construtivo que usa madeira, ou bambu, sisal, ou cipó para a trama e barro. É feita uma trama com sarrafos de madeira, cujos espaços vazios são preenchidos com barro. No caso desta oficina a trama foi realizada com bambu e vassoura do mato. O barro para o preenchimento consistiu em uma mistura de argila, areia e capim picado. Essa etapa da oficina foi coordenada pelos técnicos da Emater-RS Ricardo Lopes Machado e Fábio Forgiarini.

A técnica do telhado verde consiste na utilização de um filme impermeabilizante, uso de material drenante e após esse, solo. Sobre o solo é possível cultivar gramados ou plantas ornamentais. A construção do telhado verde foi coordenada pelos professores do IFFarroupilha Ricardo Luís Schons e Jorge Alex Willes.

A oficina de Bioconstrução foi eminentemente prática, onde autoconstrução e o mutirão foram os métodos utilizados para propiciar aprendizagem, convivência e troca de saberes.