Página inicial > Júlio de Castilhos > Campus JC promoveu etapa classificatória da Mostra de Foguetes
Notícias Júlio de Castilhos

Campus JC promoveu etapa classificatória da Mostra de Foguetes

Publicado em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 12h06 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

No dia 1º de setembro, o Campus realizou a etapa classificatória da “Mostra de Foguetes”, que consiste numa atividade inteiramente experimental. Participaram da atividade 22 equipes de alunos sob orientação dos docentes Daniela Schittler e Claudio Hernandes. O evento contou com a participação da comunidade externa e acadêmica.

O desafio proposto aos alunos foi de construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. O foguete deveria ser construído com uma garrafa PET (de qualquer capacidade e /ou marca). O elemento propulsor do foguete é a reação química entre vinagre comercial (ácido acético) e bicarbonato de sódio em quaisquer proporções.

Para os coordenadores da ação, a atividade possibilita desenvolver habilidade de trabalhos manuais, trabalho em equipe, criatividade, reconhecer a necessidade de reciclagem e reutilização de materiais e, do ponto de vista do ensino, a possibilidade de discussão de temas como os movimentos oblíquos, trigonometria, reações químicas, entre outros.

O evento classificou duas equipes que participarão da competição entre os campi do IFFAR, em outubro, no campus Santo Ângelo. Os organizadores parabenizam todas as equipes pela participação e envolvimento na atividade. Os três melhores lançamentos atingiram marcas da
ordem de 100m de distância longitudinal e foram premidos com um troféu simbólico.

A ordem de classificação foi a seguinte:

1º Lugar: Téc. Agro. 1C
2º Lugar: Téc. Agro. 1B