Notícias Júlio de Castilhos

A Cartomante

Publicado em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 11h00 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Obra de Machado de Assis ganha produção audiovisual criada por alunos do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos.

O vídeo faz parte de um trabalho desenvolvido por estudantes do 2°ano do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio e pode ser acessado através deste link.

WhatsApp Image 2022-11-25 at 16.48.49.jpeg

As belissímas paisagens do IFFar JC foi o cenário escolhido para remontar o conto A Cartomante, publicado em 1884, de autoria de Joaquim Maria Machado de Assis, e recontado na visão dos alunos do segundo ano do Curso em Informática do Instituto Federal Farroupilha.

A produção audiovisual, de pouco mais de 13 minutos, baseada no conto criado no século XIX, faz parte de um trabalho desenvolvido na disciplina de Língua de Portuguesa, ministrada pela professora Janaina Sá. Os alunos Maria Eduarda Costa da Silva, Lauren de Oliveira Santos, Henrique Flôres de Andrade, Clara Furlan Filipini e Diovany Pinheiro Moraes desenvolveram o projeto desde o roteiro até a edição final.

Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor negro brasileiro, fundador da Academia Brasileira de Letras. Considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores o maior nome da literatura brasileira.

A grandiosidade do autor do século XIX pode ser constatada nos temas dos quais se utiliza, já que perpassam o tempo se estendendo pela contemporaneidade como o adultério, a crítica a religiosidade cristã, os triângulos amorosos e a hipocrisia da sociedade da época.

“A cartomante” narra bem esta perspectiva, pois um casal que vive em um enredo amoroso, às escondidas do marido, vê no auxílio de uma cartomante a saída para um enlace que pode ser fatal.

A produção é dos alunos do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e tem belas tomadas de cenas do campus Júlio de Castilhos, lugar de inspiração, onde a música e fotografia dão ao vídeo toda a magnitude da obra machadiana.

Texto: Jefferson da Silveira da Silva ( Acadêmico de Jornalismo)