Página inicial > Júlio de Castilhos > Atendimento Educacional Especializado divulga orientações para facilitar a convivência com pessoas com deficiência
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quinta, 09 de Março de 2023, 16h23 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

As aulas retornaram em fevereiro no IFFar e com isso a convivência com as diferenças. O Atendimento Educacional Especializado (AEE), que tem por missão oferecer recursos para que tanto servidores/as quanto estudantes se sintam vistos/as, respeitados/as e pertencentes e, com isso, manifestem todo seu potencial. Para que você também se sinta mais segura/o para contribuir com este movimento, o AEE compartilhou algumas orientações básicas para convivência com aquelas/es que apresentam deficiências:

- apresentar-se e perguntar diretamente às/aos estudantes (e não às/aos acompanhantes) se precisam de algo;

- usar seu tom habitual de voz. É comum, sem percebermos, aumentarmos a força da voz diante de pessoas com alguma deficiência;

- no caso das/dos estudantes com baixa visão, se aceitarem auxílio para locomoção, por exemplo, pergunte como desejam ser conduzidas/os: ofereça seu braço, ombro ou cotovelo e cuide para que obstáculos não fiquem no seu caminho. (extintores, entrada/saída de portas, degraus, escadas, vasos de plantas, mesas, cadeiras, pessoas...).