Página inicial > Júlio de Castilhos > Semana é marcada por colação de grau dos cursos de Administração, Ciências Biológicas e Matemática
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Segunda, 24 de Abril de 2023, 17h47 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na quarta-feira (19/04) foi a colação de gabinete e na quinta-feira (20/04) aconteceu a colação solene

colação de grau-20-04-2023.png

No último dia 19 de abril aconteceu a colação de grau de gabinete dos cursos de Administração e Administração no gabinete da Direção Geral do Campus Júlio de Castilhos. Estiveram presentes o diretor geral, Rodrigo Carlotto, as coordenadoras dos cursos, Administração – Luci Schumacher e Matemática – Tanísia de Carli Foletto, professoras, familiares e os/as concluintes Anne Laíne Messias Oliveira, Larissa Martins Vieira, Mateus Robaina Oliveira e Quíndeli Monteiro Becker Belo (da Administração), Eloar Moraes da Silva e Laizy Martins Marques (da Matemática).

Já na quinta-feira (20/04) foi a vez da colação de grau solene, que aconteceu no Centro Cultural Álvaro Pinto. A solenidade dos cursos de Administração e Ciências Biológicas contou com a presença do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Farroupilha -  Carlos Rodrigo Lehn, diretor geral do Campus Júlio de Castilhos - Rodrigo Carvalho Carlotto, diretora de ensino do Campus Júlio de Castilhos - Sílvia Regina Montagner, coordenadora e paraninfa da Administração - Luci Ines Schumacher, patrono da Administração - Carlos Alberto Júnior, coordenador e homenageado das Ciências Biológicas - Anderson Saldanha Bueno, paraninfo das Ciências Biológicas -  Rodrigo Koning, patrono das Ciências Biológicas - Aristeu Castilhos da Rocha e homenageados/as - Adriana Zamberlan, Diziani Lima, Iochane Garcia Guimarães, Josiana Bassan, Joice Nara Rosa Silva,  Landara Maitê Simon e Roberto de Oliveira Weber, familiares, amigos, autoridades e comunidade castilhense.

Foram 11 concluintes da Administração: Alexsan Johan Reis Matias, Ana Carolina Vidal Aguiar, Charlise da Silva Rodrigues, Daison Regis Pomina Pereira, Diulli Corim de Oliveira, Gabriela Copetti Gubiani, Indaiara Laís Pedrozo Müller, Indira da Luz Dias, Leticia Plautz Sampaio, Patrique França Vargas, Sabrina Varoni de Oliveira e Wellerson Peixoto Pacheco. Enquanto nas Ciências Biológicas foram 6 concluintes: Carla Maristela Wayss Messerschmidt, Daniela Frigoto, Emily Jocelaine Dutra de Paula de Oliveira, Gabrieli Padilha Lago, Jaíne Silva dos Reis e Maiara Visoto.

Durante os discursos as oradoras, Indira e Gabriela enfatizaram a união das turmas, mesmo com a dificuldade que foi se adaptar ao ensino remoto depois do primeiro ano presencial. Professores/as e alunos/as precisaram se reinventar e o apoio da instituição foi fundamental para continuarem estudando.

A professora Luci usou as palavras de Fernando Pessoa para deixar uma mensagem aos afilhados: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

O diretor geral Rodrigo parabenizou os/as formandos/as e destacou a trajetória deles/as enquanto estudantes do IFFar. Já o professor Carlos ressaltou a importância da educação pública gratuita e de qualidade ofertada pela instituição e desejou sucesso aos/as novos/as profissionais.