Página inicial > Júlio de Castilhos > IFFar Campus Júlio de Castilhos presente na XXXV FENOVINOS 2023
Notícias Júlio de Castilhos

IFFar Campus Júlio de Castilhos presente na XXXV FENOVINOS 2023

Publicado em Quarta, 31 de Mai de 2023, 09h44 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IF Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos participou da XXXV FENOVINOS, no período de 17 a 21 de maio de 2023, realizada em Uruguaiana, com a Borrega I.F.F.J.C. Tatuagem 257, animal dentes de leite com 10 meses de idade e 80 kg de peso vivo, sendo um ovino exemplar PO da Raça Hampshire Down e que conquistou o título de quarto Prêmio da Categoria Borrega Menor (categoria 10 a 12 meses de idade). Os animais participaram sob a responsabilidade do professor Rui Pilar e do aluno (monitor do LEPEP de Ovinocultura) Felipe Braz do segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

A FENOVINOS (Feira Nacional Rotativa de Ovinos) é uma das maiores Mostras de Ovinos e do agronegócio do Brasil, organizada pela ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos) que acontece anualmente em carácter itinerante. Em 2013 a XXV foi realizada em Júlio de Castilhos-RS, organizada pelo NCOJC - Núcleo de Criadores de Ovinos juntamente com o Sindicato Rural e um grupo de alunos do Curso Superior em Tecnologia de Agronegócio (Turma 02) do IFFar Campus Júlio de Castilhos.

O professor Rui destaca que a FENOVINOS é um evento tradicional do agronegócio da ovinocultura do País, em que participam os animais das melhores genéticas. Todos os animais premiados ou classificados até o quarto lugar no julgamento de classificação passam a ser bem mais valorizados. Portanto, é uma importante vitrine para os produtores mostrarem o que possuem de qualidade em seus plantéis, além da divulgação e marketing de seus criatórios em nível nacional e internacional, pela ARCO e Revista La Propaganda Rural do Uruguay. De acordo com os jurados, geralmente, todos os animais premiados na FENOVINOS também serão premiados na próxima EXPOINTER.

O Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção em ovinocultura – LEPEP de Ovinocultura do Campus Júlio de Castilhos possui um plantel de elite da raça Hampshire Down (raça de corte), sendo que os objetivos do rebanho são para laboratório onde os/as alunos/as fazem as práticas da disciplina de ovinocultura, algumas pesquisas, difusão de tecnologia e melhoramento genético dos rebanhos da região. A opção por animais de elite com valor elevado foi para ser uma criação sustentável, divulgação e marketing da Instituição por meio da participação em Feiras Agropecuárias como as da região, FENOVINOS e EXPOINTER. Convém salientar que, a participação de eventos técnicos, desta natureza, é uma das dimensões do Programa de Extensão da nossa Instituição, conforme o professor Rui.

O Professor Rui Pilar (responsável pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção em Ovinocultura – LEPEP de Ovinocultura) orienta o aluno monitor Felipe Braz (responsável pelo treinamento do animal, cuidados durante o evento e condução na pista de julgamento), os servidores César Telles (responsável pelo manejo e alimentação do animal no campus) com o auxílio do Técnico em agropecuária Rodrigo Backer da Rosa e o Médico Veterinário Douglas Pedro e os parabeniza a equipe do LEPEP de Ovinocultura pelo excelente trabalho quem vêm realizando.