Página inicial > Júlio de Castilhos > Campus Júlio de Castilhos passa a fazer parte de rede de escolas da Unesco
Notícias Júlio de Castilhos

Campus Júlio de Castilhos passa a fazer parte de rede de escolas da Unesco

Publicado em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 16h40 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

O IFFar, através do Campus Júlio de Castilhos, é o primeiro Instituto Federal no Rio Grande do Sul a fazer parte da Rede de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Rede PEA/Unesco).Certifcicação JC eSCOLA PARCEIRA UNESCO 2023

Foto: certificação do Campus Júlio de Castilhos como membro da Rede PEA/Unesco ocorreu em Santa Maria

A certificação do Campus Júlio de Castilhos como membro da Rede PEA/Unesco ocorreu no dia 26 de setembro, na escola CAIC Luizinho de Grandi, em Santa Maria. Outras três escolas municipais também receberam o selo. A Rede conta com mais de 11 mil escolas associadas no mundo.

De acordo com o guia da Unesco, a Rede PEA “promove os valores e os princípios da Constituição da Unesco e da Carta das Nações Unidas, que incluem os direitos fundamentais e a dignidade humana, a igualdade de gênero, o progresso social, liberdade, justiça e democracia, respeito pela diversidade e solidariedade internacional”.

Ainda de acordo com o documento, pertencer à Rede PEA significa que a escola associada está comprometida com a missão da Unesco de construir a paz no mundo e que ensina e pratica os direitos humanos, a igualdade de gênero, a cultura da paz e da não violência, a justiça e a democracia, o respeito pela diversidade e a solidariedade internacional.

Entre os benefícios das escolas associadas, segundo o Guia, estão: mais oportunidades de aprendizado prático para os estudantes; acesso à orientação temática, conhecimentos especializados e recursos de ensino e aprendizagem da Unesco; oportunidades de participação em campanhas globais, celebrações e competições sobre as prioridades da Unesco; entre outras.

Saiba mais no Guia das Escolas Associadas da Unesco, disponível nos anexos desta notícia.