Página inicial > Júlio de Castilhos > Mês de Dezembro foi marcado pelas formaturas no Campus Júlio de Castilhos
Notícias Júlio de Castilhos

Mês de Dezembro foi marcado pelas formaturas no Campus Júlio de Castilhos

Publicado em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 08h27 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Técnicos Integrados e cursos de formação inicial e continuada (FIC) tiveram suas cerimônias de certificação

2 - Info - jc 23.jpeg

O Campus Júlio de Castilhos organizou as cerimonias de conclusão de curso para os cursos de formação inicial e continuada (FIC) – Padeiro, turmas de Júlio de Castilhos e Tupanciretã e participou da cerimônia organizada pela prefeitura de Santa Maria, que certificou as turmas de Assistente Administrativo, Horticultura Urbana, Operador de Computador e Padeiro (ofertadas por meio da parceria entre os campi Júlio de Castilhos e São Vicente do Sul e a Prefeitura Municipal de Santa Maria), entre os dias 12 e 16 de dezembro.

Os cursos técnicos integrados em Comércio – modalidade PROEJA - e Informática tiveram sua entrega de diplomas na terça-feira, dia 19 de dezembro no Centro Cultural Álvaro Pinto. Foram sete (7) concluintes do Comércio, entre eles, Maria Lenir Pereira de Moraes Câmpara, de 72 anos que emocionou o público ao se formar no ensino médio e técnico. A oradora do Comércio, Tuane da Silva Lima, evidenciou que “nesses dois anos de convivência enfrentamos muitas pedras pelo caminho, mas com o apoio um do outro e dos professores não desistimos, enfrentamos calor, frio, chuva e vento, e hoje estamos aqui realizando um sonho. Nossa turma se uniu como uma família onde um não desistiu do outro.”

Na Informática foram 28 concluintes. A oradora da Informática, Yasmin de Lima Medeiros, destacou que “recordo-me dos dias em que a carga acadêmica parecia esmagadora e das noites em que duvidamos de nossa própria capacidade. No entanto, olhem ao redor: cada rosto aqui é uma testemunha viva de resiliência, determinação e perseverança. Cada desafio superado não apenas fortaleceu nosso intelecto, mas forjou o caráter que nos trouxe até este pódio hoje.”

A paraninfa do Comércio, Rosane do Amaral Peixoto ressaltou que “o futuro está cheio de oportunidades, e cada um de nós tem um papel a desempenhar na construção de um mundo melhor. Vamos enfrentar esse futuro com gratidão em nossos corações, sabendo que somos capazes de alcançar grandeza.”

Enquanto a paraninfa da Informática, Juliana Mezzomo Cantarelli, relembrou que esteve junto aos/as estudantes por dois anos e viu o crescimento deles/as. “Gostaria que vocês jamais perdessem a esperança de viver num mundo melhor e mais justo, e que nunca deixem de se indignar com as coisas erradas da vida. Que tenham sempre forças para lutar, sonhar e correr atrás daquilo que realmente desejam. Pois os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão”, disse a professora.

Já na sexta-feira, 22 de dezembro foi a vez do curso técnico integrado em Agropecuária, que teve 38 concluintes. Nesta turma, tivemos a primeira estudante surda, Erika Cardoso da Silva, e a primeira aluna com deficiência visual, Vitoria Pereira Portela, a concluírem o curso, como foi destacado pelo diretor geral, Rodrigo Carlotto, no seu discurso. “Histórias de dedicação e superação, que cada um de vocês, em maior ou menor medida, teriam para socializar conosco. Reconhecemos nossas limitações enquanto instituição, sabemos que nem sempre pudemos ser tão inclusivos quanto gostaríamos e deveríamos ser. Por isso, fica nosso agradecimento as Turmas, Docentes, Técnicos, Colaboradores Contratados, familiares e amigos contribuíram para que esse momento chegasse para cada um, cada uma de vocês”, afirmou Rodrigo.

As oradoras da Agropecuária, Lauriane Soares e Maria Eduarda Viana Vilagran, falaram da imensa gratidão de celebrar este dia. “Hoje, nossos caminhos se separam, para talvez um dia se cruzarem novamente. Apesar de todas as nossas brincadeiras de que o dia de hoje finalmente tenha chegado, sei que como o meu, o coração de vocês também está apertado, com medo do que virá, ansiosos para o próximo passo que será dado e com saudade do que já passou. Hoje entendo o conselho que nos davam ‘aproveitem porque irão sentir saudades’, tenho certeza que sentiremos saudades  até dos diversos bate bocas por motivos que até nós desconhecemos”, salientaram as oradoras.

Texto: Cadiani Lanes Garcez
Imagens: Lândara Maitê Simon