Página inicial > Júlio de Castilhos > IFFar - Campus Júlio de Castilhos presente na 47ª EXPOINTER 2024
Notícias Júlio de Castilhos

IFFar - Campus Júlio de Castilhos presente na 47ª EXPOINTER 2024

Publicado em Segunda, 14 de Outubro de 2024, 11h20 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A participação foi com uma borrega e um borrego da Raça Hampshire Down.

PISTA JULGAMENTO B.jpg

O Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos participou da 47ª EXPOINTER 2024, no período de 22 a 31 de agosto de 2024, com a Borrega I.F.F.J.C. Tatuagem 273, animal dentes de leite com 13 meses de idade e 83 kg de peso vivo, sendo um ovino exemplar PO da Raça Hampshire Down, da Categoria Borrega Maior. Os animais participaram sob a responsabilidade do professor Rui Pilar e do aluno (monitor do LEPEP de Ovinocultura) Felipe Gabriel Kronbauer Braz, do terceiro ano do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio.

Durante o evento, Felipe participou da 6ª Edição da oficina de Jurado Jovem de ovinos, promovido para ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos). Sendo que, o referido aluno foi classificado em 3º lugar com a nota 8,75 na média, dentre os 20 concorrentes dos cursos de Técnico em Agropecuária, Zootecnia e Medicina Veterinária. O professor Rui se sente orgulhoso do estudante e o parabeniza pelo seu desempenho. Ele parabeniza ainda os servidores César Telles (responsável pelo manejo e alimentação do animal no campus) , Douglas Pedro (médico veterinário), Hallam Moreira e Rodrigo Backer da Rosa (técnicos em agropecuária pelo trabalho realizado.

Sobre o LEPEP

O Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção em ovinocultura – LEPEP de Ovinocultura do Campus Júlio de Castilhos possui um plantel de elite da raça Hampshire Down (raça de corte), sendo que os objetivos do rebanho são para laboratório onde os alunos fazem as práticas da disciplina de ovinocultura, alguns projetos de pesquisas e extensão, difusão de tecnologia e melhoramento genético dos rebanhos da região. Rui enfatiza que a opção por animais de elite com valor elevado foi para ser uma criação sustentável, divulgação e marketing da Instituição por meio da participação em Feiras Agropecuárias como as da região, FENOVINOS e EXPOINTER. Convém salientar que, a participação de eventos técnicos, desta natureza, é uma das dimensões do Programa de Extensão da nossa Instituição.

Sobre a feira

O professor destaca que a EXPOINTER é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina que acontece anualmente em Esteio-RS. É um evento tradicional do agronegócio da ovinocultura do Brasil, onde participam os animais das melhores genéticas e biotipos desejados. Todos os animais premiados ou bem classificados nos julgamentos passam a ser bem mais valorizados. Portanto, é uma importante vitrine para os produtores mostrar o que possuem de qualidade em seus planteis, além da divulgação e marketing de seus criatórios em nível nacional e internacional, pelas revistas ARCO e La Propaganda Rural do Uruguay. De acordo com os jurados, geralmente, todos os animais que participam da EXPOINTER se tornam mais valorizados, disse Rui.

Fonte: Rui Pilar
Imagens: Rui Pilar - arquivo pessoal