Página inicial > Júlio de Castilhos > NEA participa da construção de Programa de extensão que incentiva alimentação saudável, PNAE e agricultura familiar em Constantina-RS
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quinta, 06 de Abril de 2017, 10h56 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

No dia 17 de março aconteceu, na cidade de Constantina – RS, um encontro que abordou a Qualificação da Alimentação Escolar interligada ao incentivo de mercados de circuito curto, reunindo também as cidades de Novo Xingu, Liberato Salzano e São José.
A reunião teve por objetivo o nivelamento de conhecimento dos envolvidos no Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) dos municípios, onde também ocorreu debates e palestras ministradas pelos participantes.

Dentre os tópicos foi apresentando pela representante da Emater da cidade de Liberato Salzano, Luciene Duso, o dever do reconhecimento da alimentação desequilibrada diretamente ligada com a falta de nutrientes essenciais ao nosso organismo, o crescente aumento de doenças como câncer, relacionados ao aumento de consumo de alimentos processados e o crescente uso de agrotóxicos no Brasil. O segundo tópico conduzido por Altemir Berti, representante do Instituto Consciência Planetária, foi uma breve reflexão sobre os desafios de buscar e incentivar uma alimentação mais saudável. Logo após, liderado pela Professora Tatiana Balem, coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos (NEA - JC), aconteceu o levantamento e análise da produção de alimentos dos municípios e a apresentação das ações já realizadas pelos mesmos, esquematizando metas para o próximo encontro.

Participaram também do encontro, os escritórios municipais da Emater, Secretaria de Educação e Agricultura dos municípios envolvidos, representantes do Escritório Regional da Emater de Frederico Westphalen, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Constantina e o Instituto Consciência Planetária.

Esta é a terceira reunião realizada entre o NEA e representantes do poder público e sociedade civil dos municípios. A primeira reunião aconteceu no dia 27 de janeiro e o segundo encontro aconteceu no dia 24 de fevereiro. O objetivo desse processo de discussão é construir um programa de extensão envolvendo NEA, Prefeituras municipais e entidades da sociedade civil. O programa visa estabelecer ações de qualificação do PNAE, construção de mercados de circuito curto para a Agricultura Familiar e implementação de ações voltadas a alimentação saudável. Esse programa destaca-se pela importância das temáticas e pela construção coletiva microrregional.