Página inicial > Júlio de Castilhos > Certificação do PRONATEC parceria entre Instituto Federal Farroupilha e Presídio Estadual de Júlio de Castilhos aconteceu no dia 07 de março
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Segunda, 18 de Abril de 2016, 15h57 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

a segunda-feira, 07 de março ocorreu a certificação da turma do Curso de Eletricista e Instalador Predial de Baixa Tensão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, ofertada em parceria pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos e Presídio Estadual de Júlio de Castilhos.

O evento aconteceu no Centro Cultural Álvaro Pinto. Foram 15 alunos, todos apenados do regime fechado do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos, que receberam sua certificação em um espaço público. Estiveram presentes a professora Raquel Lunardi, o diretor Rodrigo Carlotto, a prefeita Vera Dalcin, o juiz da Comarca de Júlio de Castilhos, Ulisses Drewanz Grabner, o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal, Mário Luis Pelz, diretora do Departamento de Tratamento Penal, Mara Minotto, diretora de Ensino do Campus Júlio de Castilhos, Silvia Regina Montagner, delegado da 2ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul, Anderson Prochnow, coordenadora do PRONATEC do Campus Júlio de Castilhos, Carla Medianeira Bertagnolli, administradora do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos, Mara Adriana Nunes da Rosa além de professores, agentes da SUSEPE, familiares, secretários de município e comunidade em geral.

A ressocialização foi destacada nos discursos. O apenado que falou em nome dos concluintes agradeceu a oportunidade à equipe do presídio e do Instituto Federal Farroupilha, disse ainda que este era um dia inesquecível. Enquanto Mário Pelz destacou que o presídio deve fazer parte da sociedade, que em breve os apenados voltarão ao convívio da sociedade e que essa é uma oportunidade única de se inserirem novamente da sociedade através do mercado de trabalho. Já Raquel Lunardi falou da importância do PRONATEC em inserir no mercado de trabalho pessoas a margem da sociedade, lembrou ainda que nessa semana a presidenta Dilma deve lançar uma nova etapa do PRONATEC.