Página inicial > Júlio de Castilhos > Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica - NEA
Notícias Júlio de Castilhos

Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica - NEA

Publicado em Terça, 19 de Abril de 2016, 09h48 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

No dia 14 de abril de 2016 aconteceu mais uma ação do NEA- JC. Recebemos no campus a presença do professor Ascísio dos Reis Pereira, pró-reitor adjunto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria e do Engenheiro Agrônomo Eduardo Luft, que trabalha com assistência técnica e organização de agricultores orgânicos. Esse encontro teve por objetivo construir mais uma parceria entre o NEA e instituições afins. Pela parte da manhã o professor Ascísio e o Sr. Eduardo foram recebidos pela direção do campus em uma conversa informal, onde participaram o Diretor Geral Rodrigo Carlotto, a Diretora de Ensino Silvia Montagnere os professores Tatiana Balem e João B. Rossetto Pellegrini.

Pela parte da tarde foi realizada uma reunião do NEA onde participaram o professor Ascísio Pereira e o Sr. Eduardo Luft, professores do campus que fazem parte do núcleo, o diretor geral, Rodrigo Carlotto e os diretores de Ensino e de Pesquisa, Extensão e Produção do campus, Silvia Montagner e Duílio Bandinelli e ainda um representante do Escritório municipal da Emater-RS, o Sr. Anderson Denardin Cardoso. Na reunião foi exposta a ideia já construída para a atuação do NEA e realizado um diálogo com o intuito de construir uma parceria para o desenvolvimento de estudos, pesquisas, atividades de ensino e de extensão em Agroecologia em parceria com a UFSM. O professor Ascísio afirmou a importância de realizarmos parcerias interinstitucionais com o objetivo de contribuirmos de forma mais significativa na construção da Agroecologia.

Essa reunião além de consolidar uma importante parceria, também serviu para demonstrar a importância de construir ações conjuntas e sinergias interinstitucionais. Como encaminhamentos da reunião ficou definido que o NEA-JC se agregaria à ação já em construção na UFSM, ou seja, um projeto de Agroecologia que tem por objetivo realizar uma Feira Agroecológica nas dependências da Universidade, onde agricultores de Júlio de Castilhos estão participando, assim como a participação da UFSM em ações e projetos construídos via NEA. Além disso, foi discutida a possibilidade de se realizar um evento regional para discutira Agroecologia.