Página inicial > Júlio de Castilhos > NÚCLEO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS ALMA FARRAPA PROMOVE CONCURSO PARA ESCOLHA DA MÚSICA COMEMORATIVA AOS 10 ANOS
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 12h04 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Em 2018 o NTG Alma Farrapa completa 10 anos e para comemorar esta data vai escolher uma música que represente o núcleo, que remeta ao tradicionalismo e ao amor ao Rio Grande do Sul.

O Núcleo de Tradições Gaúchas do IFFAR- Campus Júlio de Castilhos,  Alma Farrapa surgiu em meio às rodas de chimarrão de alunos e servidores da Instituição que apreciam o tradicionalismo gaúcho. De acordo com os coordenadores, assim também foi decidido o nome que tem "o termo alma - do latim anima, do grego anemos: sopro, emanação, ao, é o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário. Então, alma refere-se ao principio que dá movimento ao que é vivo o que é animado ou que faz mover. O termo farrapo surgiu na época da Revolução Farroupilha, conhecida como Guerra dos Farrapos, e expressa o estado da indumentária do exército revoltoso do Rio Grande do Sul, cujos recursos financeiros eram escassos. Nesse sentido o NTG Alma Farrapa vem "manifestar a alma dos que dele fazem parte, segue os ideais legados pelos farrapos que lutaram pelo Rio Grande do Sul em tempos remotos".

O núcleo cultua  as tradições deste chão, sem luxo, mas com um amor que se manifesta através da música, das danças, da poesia, do chimarrão, entre tantos outros costumes deste povo apresentando-se nas programações do  Campus e em  eventos institucionais, além de participarem ativamente das festividade do município. Qualquer pessoa pode participar, os requisitos estão descritos no Edital do Concurso 01/2018.

Atenção para os prazos:

Inscrições: 01/03/2018 a 16/04/2018