Página inicial > Júlio de Castilhos > Acontece hoje a noite torneio de futebol entre o Campus Júlio de Castilhos e a Escola de Surdos de Santa Maria
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Sexta, 06 de Mai de 2016, 14h44 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Acontece hoje a noite (06/05/2016) um torneio de futebol entre o Campus Júlio de Castilhos e a Escola de Surdos de Santa Maria. Esse é um momento de conhecimento e reconhecimento: conhecimento uns dos outros e conhecimento de si. Reconhecimento de diferentes culturas, de diferentes línguas, de sermos diferentes, e de que isto não nos faz desiguais.

Na idealização do torneio tivemos em mente algumas questões:

• a construção de conhecimento e inclusão não se faz somente em sala de aula;
  • a função de uma instituição de ensino é também formação humana;
  • o esporte é um bom aliado para construir laços e tais conhecimentos;
  • todos precisamos estar cientes de que no Brasil, desde 24 de abril de 2002 temos a Língua Brasileira de Sinais - Libras reconhecida como língua oficial da comunidade surda. E nesse dia é comemorado, o Dia Nacional da Libras.

Dessa forma, este é um dia de conhecimento e de encontros, mas também um dia de comemoração. Comemoramos o reconhecimento da Libras, o reconhecimento da comunidade  e da cultura surda e o reconhecimento de todos nós como sujeitos distintos que construímos uma história coletiva. Os caminhos estão abertos, cada um escolhe qual trilhar.