Página inicial > Júlio de Castilhos > NTG Alma Farrapa inicia Projeto de Extensão no Lar Recanto do Amanhecer
Notícias Júlio de Castilhos

NTG Alma Farrapa inicia Projeto de Extensão no Lar Recanto do Amanhecer

Publicado em Sexta, 06 de Abril de 2018, 11h10 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

No dia 04 de abril aconteceu no Lar recanto do Amanhecer, em Júlio de Castilhos, a primeira intervenção do Projeto de Extensão “NTG Alma Farrapa e Lar Recanto do Amanhecer – valorização da terceira idade”. O projeto tem como objetivo unir educação, arte, cultura gaúcha e integração social, por meio de interações entre os jovens participantes do Núcleo de Tradições Gaúchas e os idosos residentes no Lar.

O Projeto de Extensão prevê intervenções mensais, de abril a dezembro de 2018, sendo que em cada mês será abordada uma temática diferente relacionada à cultura gaúcha. Neste primeiro encontro foi trabalhada a Lenda do Chimarrão.

Os alunos contaram a lenda do chimarrão, na sequência os idosos realizaram atividades manuais e recreativas sobre a lenda, encerrando a atividade foi cevado um mate e formada uma roda de chimarrão com os integrantes do Projeto e os Idosos, toda a atividade foi acompanhada de músicas tradicionalistas tocadas e cantadas por Leonardo Pacheco, aluno do curso Técnico em Agropecuária Integrado.

Segundo Daiane Buêno, coordenadora da atividade, o Projeto de Extensão “NTG Alma Farrapa e Lar Recanto do Amanhecer – valorização da terceira idade” é uma ação que não vai mudar o mundo, porém muda o mundo das pessoas envolvidas, pois a participação estimula a empatia dos nossos extensionistas diante dos desafios do envelhecimento e emerge nos idosos residentes o sentimento de autoestima e valorização do conhecimento adquirido ao longo de suas vidas.

Essa ação teve o apoio e participação da ervateira Elacy, que colaborou com a doação de erva mate para o Lar Recanto do Amanhecer e brindes para sorteio entre os vovozinhos.

NTG Alma Farrapa e o Lar Recanto do Amanhecer já realizam ações em conjunto, no ano de 2017, o NTG organizou o Natal Solidário, com apresentações artísticas, distribuição de presentes aos idosos residentes e lanche especial.

Fonte: Luciana Cristofari